Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Jana Na Estrada: Deputada reúne prefeitos e cobra do Estado solução para crise na saúde e infraestrutura

Em agenda pelo Vale do Arinos nesta terça-feira (15), passando por Tabaporã, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Juara, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) se reuniu com lideranças políticas locais, prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes do setor produtivo para debater temas como saúde, infraestrutura e questões sensíveis que impactam diretamente a produção regional — entre elas, os repasses do Fethab para manutenção das estradas.
Com mais de 800 mil hectares em produção, a região do Vale do Arinos é estratégica para a economia de Mato Grosso. A proposta da parlamentar é fortalecer a união da região noroeste e ampliar políticas públicas que atendam às demandas locais.
“Tento fazer esse giro sempre que posso para estar alinhada com as pautas dos municípios. Temos que pensar o Vale do Arinos para o futuro, para daqui a 30 anos. Dessa vez, trouxe comigo no ‘Jana na Estrada’ o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, e o prefeito Guedes, de Rondolândia, que integra a direção da AMM, para ouvir os prefeitos e ajudar na cobrança ao governo do estado”, explicou.
Em Tabaporã, o prefeito Carlão Borchardt cobrou a deputada e a AMM sobre o acompanhamento dos repasses estaduais do Fethab e da Saúde.
“O prefeito fez cobranças pontuais sobre infraestrutura e saúde e pediu atenção especial aos repasses do Fethab. É muito injusto um município com a extensão de malha viária que Tabaporã tem, receber apenas R$ 112 mil de Fethab. Esse valor mal cobre 20 mil litros de diesel. É muito pouco. Os municípios precisam de um olhar mais atento e de mais solidariedade por parte do Estado”, afirmou Janaina.
Outro ponto crítico destacado por todos os prefeitos foi a situação da saúde pública. “Os municípios têm arcado com a maior parte dos custos. Ouvimos relatos de demora para cirurgias e para conseguir leitos de UTI. Essas agendas servem para ouvir de perto a dor dos prefeitos e entender as reais necessidades de cada município”, pontuou a parlamentar.
Em Juara, durante reunião no Sindicato Rural com representantes do setor produtivo dos municípios do Vale do Arinos, as principais queixas foram sobre a precariedade da malha viária, os repasses do Fethab, o incentivo à produção e o aumento da carga tributária.
“Nesse momento em que os produtores estão sendo muito impactados pela alta de impostos e taxas, com as commodities em baixa, o Estado precisa estar atento. O agro de Mato Grosso é a nossa galinha dos ovos de ouro e precisa ser cuidado com muito respeito por parte do governo e de todos nós, deputados”, finalizou Janaina.
A parlamentar também ser reuniu com os prefeitos de Porto dos Gaúchos, Vanderlei Abreu, de Novo Horizonte do Norte, Agenor Júnior Evangelista, e de Juara, Nei da Farmácia.
Assessoria/Caminho Político
Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 Siga o Caminho Político nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário