Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Pelo menos 35 pessoas morrem em naufrágio no Vietnã

Barco virou na turística baía de Ha Long em meio tempestade; 10 sobreviveram e há 4 pessoas desaparecidas. Pelo menos 35 pessoas morreram e 4 continuam desaparecidas após um barco naufragar no sábado (19/07) na turística baía de Ha Long, no norte do Vietnã, de acordo com autoridades e a mídia local.
Equipes de resgate continuam as buscas neste domingo, que foram dificultadas pelo avanço do ciclone Wipha em direção à costa do país asiático. Autoridades afirmaram que o comunicado anterior de 38 mortos e cinco desaparecidos estava incorreto. O Wonder Sea partiu no início da tarde de sábado para uma excursão de três horas, transportando 46 passageiros e 3 tripulantes.
Uma tempestade rapidamente se instalou, com ventos fortes e chuva torrencial, disse o sobrevivente Dang Anh Tuan à agência de notícias Associated Press.
Segundo ele, os passageiros pediram para o barco voltar para a costa, mas a tripulação os tranquilizou, dizendo que estavam quase chegando ao destino, e seguiram o passeio.
"Choveu por cerca de 15 minutos e, então, o barco começou a balançar vigorosamente, mesas e cadeiras foram jogadas para todos os lados e, segundos depois, o barco virou", relatou.
"A água entrou e eu perdi toda a orientação", disse o sobrevivente. "Tentei respirar, mas mais água entrou. Respirei fundo, tirei meu colete salva-vidas e mergulhei. Vi um raio de luz e o segui para nadar para fora, escapando do barco, e então subi no barco virado para procurar ajuda", disse ele.
Tuan estava de férias com 11 amigos da universidade, dos quais apenas 3 sobreviveram. Ele sofreu apenas pequenos cortes.Tuan e várias outras pessoas sobreviveram agarrando-se ao barco virado e às suas hélices, esperando mais duas horas até que a chuva parasse e os socorristas chegassem.
O barco foi depois rebocado para um estaleiro para investigação, com a maioria de suas janelas quebradas e danos no teto e corrimãos.
As equipes de resgate recuperaram 11 sobreviventes, mas um deles morreu no hospital devido a ferimentos, informou o jornal local VNExpress.
O jornal informou que a maioria dos passageiros eram turistas de Hanói, incluindo cerca de 20 crianças.
As operações de busca e resgate continuam, em uma corrida contra o tempo diante do avanço do tufão Wipha.
Espera-se que o ciclone, que ganhou força após cruzar as Filipinas na última sexta-feira, chegue ao sul da China neste domingo e atinja a costa do Vietnã no início da próxima semana.
sf (AP, DW)Caminho Político
Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 Siga o Caminho Político nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário