Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 10 de julho de 2025

SOLTOU O VERBO: Coronel Assis detona Lula e diz que governo atua por “chantagem institucional”

Para Assis, a declaração de Lula escancara uma grave distorção institucional. O deputado federal Coronel Assis (União) elevou o tom contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acusando-o de governar sem diálogo com o Congresso Nacional e de se apoiar excessivamente no Supremo Tribunal Federal (STF).
As críticas foram motivadas por uma fala recente de Lula que afirmou: “Se eu não for à Suprema Corte, eu não governo mais o País. Cada macaco no seu galho.” Para Assis, a declaração escancara uma grave distorção institucional. “O Presidente da República está dizendo, com todas as letras, que só governa o Brasil por meio do STF. Isso é uma vergonha para o Executivo Federal”, disparou.
O parlamentar lamentou a ausência de diálogo entre o Executivo e o Legislativo e criticou a postura de Lula de impor decisões sem debate.
“Temos 513 deputados e 81 senadores eleitos pelo povo. Mas o presidente prefere governar na tora, no decreto, sem ouvir ninguém. Até quando o Congresso vai suportar esse tipo de coisa?”, questionou.
Assis também citou uma pesquisa recente para embasar sua crítica, revelando que 51% dos congressistas avaliam negativamente a relação do governo com o Parlamento, enquanto apenas 18% a consideram positiva.
Segundo ele, os números evidenciam o isolamento político do Executivo.
“A fala do presidente mostra que ele perdeu completamente o vínculo com os outros Poderes e com o povo brasileiro”, disse.
Ainda de acordo com o levantamento mencionado, 57% dos parlamentares não acreditam que a agenda de Lula será aprovada.
“Essa turma governa o País com chantagem institucional. O Brasil não pertence a um partido, não é um feudo. Nós temos três Poderes e nenhum está acima da Constituição”, concluiu Assis, cobrando respeito às instituições democráticas.
Assessoria/Caminho Político
📲 📰 Siga o Caminho Político nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário