segunda-feira, 21 de julho de 2025

UFMT inaugura integração com laboratório chinês

Nesta segunda-feira (21) a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu a delegação chinesa da
Laboratório Nacional Yazhouwan e a Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU) para a instalação do Centro de Produção de Alimentos Sustentável China, América Latina e Caribe. Integrantes do governo federal e estadual participaram do evento que ressaltou o caráter de inovação em conjunto entre China e Brasil para a excelência em pesquisa agropecuária. A reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, enfatizou o aprimoramento das relações entre Brasil e China com o impulso da parceria entre universidades. “É o momento em que estabelecemos de forma ativa, uma reação com vistas à consolidação das nossas relações mútuas, econômicas e sociais, e com perspectiva de integração de conhecimentos para a produção de alimentos sustentáveis e naturais”, disse a reitora lembrando que a parceira com a SCAU rende resultados expressivos com a troca de experiências entre laboratórios das duas universidades.
A reitora da UFMT também exaltou o trabalho de professores da universidade para o desenvolvimento da parceria. “No nosso país, pela produção de soja, algodão e milho há técnicas construídas pelos nossos professores, de nossos pesquisadores, nacionais e internacionais. A Universidade Federal de Mato Grosso estudou formas de aumentar a produtividade da soja sem a devastação do meio ambiente. Desafio esse que conduziu a este encontro, tendo nos propósitos a busca pela realização de pesquisas condutas na tentativa de reduzir o custo da produção tanto para o Estado quanto para a população e os seus produtores”, relatou a professora Marluce Souza e Silva.
Em seu discurso, o diretor do Laboratório Nacional Yazhouwan, Yang Weiwei, destacou a necessidade de produção sustentável e de construção de parcerias para a inovação tecnológica. O modelo de consiste em construir subcentros em diferentes países para formar um capítulo de inovação. Seu objetivo principal é dividir e combinar uma das vantagens da China no campo da ciência e tecnologia agrícola com atividades de cooperação internacional acadêmicas e planejadas”, destacou a respeito da sede no Brasil que está diretamente ligada à UFMT.
O senador Wellington Fagundes exaltou a parceria com a China para a construção de conhecimento também pela perspectiva dos países latino-americanos. “A associação ao Centro de Inovação certamente trará para a UFMT uma conexão internacional de grande valia com a China e com os demais países latino-americanos e caribenhos participantes. Uma conexão que objetiva a busca de excelência em pesquisas agropecuárias com a inovação tecnológica que deve ampliar a segurança alimentar de todos os nossos países. A UFMT se credencia com uma força importante na cooperação acadêmica internacional”, enfatizou.
Participaram do evento os pró-reitores de Pesquisa (PROPESQ), Bruno Araújo; Pós-Graduação (PROPG), Elisabeth Figueiredo; Ensino de Graduação (PROEG), Luciane Gomes; Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV), Lisiane de Jesus e Administrativa (PROAD), Marilda Santos.
Assessoria/Caminho Político
Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 Siga o Caminho Político nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário