Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 23 de agosto de 2025

ALMT aprova em primeira votação projeto do deputado Xuxu Dal Molin que exige assinatura física de idosos em contratos de crédito

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em primeira votação, nesta quarta-feira (20), o Projeto de Lei nº 1267/2025, de autoria do deputado estadual Xuxu Dal Molin (União), que torna obrigatória a assinatura física de idosos em contratos de crédito firmados por telefone ou internet.
A proposta, que ainda passará por uma segunda votação, tem como objetivo reforçar a proteção jurídica da população idosa do Estado contra fraudes e abusos em operações financeiras realizadas por meios eletrônicos ou telefônicos. Segundo o parlamentar, a iniciativa que partiu do Procon da cidade de Sorriso, atende a uma demanda crescente diante do aumento de golpes direcionados a esse público. “Nosso intuito é oferecer uma camada extra de segurança, garantindo que o idoso esteja plenamente ciente das condições do contrato que está assinando”, defendeu Xuxu Dal Molin.
O deputado também aproveitou para parabenizar todos os colegas parlamentares pela aprovação em primeira votação, destacando a importância da união da Casa em medidas de proteção à população mais vulnerável.
O texto segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da ALMT, marcada para a próxima terça-feira (26).
Sobre o projeto
De acordo com a proposta, qualquer operação de crédito envolvendo pessoas com 60 anos ou mais só terá validade mediante a assinatura física do contratante em documento impresso.
A regra abrange empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, hipotecas, seguros, investimentos e demais contratos de natureza creditícia.
Entre as principais exigências estabelecidas estão:
• fornecimento do contrato em meio físico e com linguagem acessível;
• coleta da assinatura física do idoso antes da execução do contrato;
• entrega de uma via impressa assinada ao contratante.
Caso o contrato não cumpra essas exigências, será considerado nulo, ficando proibida qualquer cobrança ou desconto automático em benefícios previdenciários.
Se aprovado em definitivo, o projeto representará uma mudança significativa no setor financeiro de Mato Grosso, estabelecendo mecanismos de proteção mais rígidos para idosos em operações de crédito.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário