Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

domingo, 3 de agosto de 2025

Após terremoto, vulcão na Rússia entra em erupção pela 1ª vez em 500 anos

O vulcão Krasheninnikov, localizado na península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, entrou em erupção pela primeira vez em mais de cinco séculos. Especialistas apontam que o fenômeno pode estar relacionado ao forte terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a região na semana passada.
Segundo o Ministério de Emergência da Rússia, o vulcão lançou uma pluma de cinzas que atingiu até seis quilômetros de altura. Não há risco para áreas habitadas. A erupção se iniciou na noite de sábado. Horas depois, um novo terremoto de magnitude 7,0 atingiu as Ilhas Curilas e provocou alertas de tsunami em três regiões da península. Segundo Olga Girina, chefe da Equipe de Resposta a Erupções Vulcânicas de Kamchatka, essa é a primeira erupção historicamente confirmada do Krasheninnikov desde o século XV, quando o vulcão lançou lava pela última vez, por volta de 1463, conforme registros do Instituto de Vulcanologia e Sismologia da Rússia.
Além do Krasheninnikov, o vulcão Klyuchevskoi, considerado o mais ativo da península e um dos mais altos do mundo, também entrou em erupção dias antes. Nos últimos anos, o Klyuchevskoi tem mostrado atividades constantes.
A península de Kamchatka abriga cerca de 30 vulcões ativos e está situada no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, zona com grande atividade sísmica devido ao encontro das placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte.
O terremoto de magnitude 8,8, ocorrido na semana passada e que pode ter influenciado as recentes erupções, foi o mais forte registrado na região desde 2011, quando um tremor ainda maior atingiu o Japão.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 Siga o Caminho Político nas redes sociais
📰www.caminhopolitico.com.br
📰www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário