Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Aprosoja Mato Grosso visita Illinois Farm Bureau e fazenda centenária durante a Missão EUA

A Missão Estados Unidos da América 2025, organizada pela Associação dos produtores de soja e milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), realizou uma série de visitas técnicas no estado de Illinois. Pela manhã, os produtores conheceram a Illinois Farm Bureau (IFB), organização voluntária de membros fundada em 1916 que representa agricultores, consumidores e demais atores do campo, com a missão de melhorar o bem-estar econômico da agricultura e a qualidade de vida das famílias rurais.
Na mesma ocasião, também foi apresentada a Illinois Soybean Association (ISA), que reúne 43 mil produtores, movimenta anualmente US$ 20 milhões em recursos do checkoff e responde pelo maior volume de soja dos Estados Unidos, alcançando aproximadamente 19,6 milhões de toneladas em 2024. A atuação da entidade se concentra em três frentes: pesquisa e sustentabilidade, expansão de mercados e advocacy, conectando inovação de campo, logística global e políticas públicas. A delegada coordenadora de Nova Mutum, Daiana Costa Beber, destacou as semelhanças e diferenças entre as entidades norte-americanas e a Aprosoja MT, principalmente em relação às políticas públicas.
“Hoje nós viemos visitar a Illinois Farm Bureau e aprender mais sobre como as entidades aqui nos Estados Unidos se organizam. O que percebemos é que existem muitas semelhanças com a Aprosoja MT, tanto na parte política quanto na capacitação e pesquisa. Mas também há diferenças importantes, especialmente no âmbito governamental, com políticas públicas mais fortes e estruturadas, além do seguro agrícola, que aqui é uma realidade consolidada e no Brasil ainda está distante. Essa troca é muito interessante, porque nos ajuda a refletir sobre pontos de evolução para a nossa entidade.”
A diretora de Assuntos Industriais da Illinois Farm Bureau, Jenny Webb ressaltou a importância do intercâmbio para aproximar organizações que compartilham os mesmos objetivos.
“Meu objetivo é criar relações com empresas agrícolas e associações, e é ótimo receber grupos como a Aprosoja MT. Nós sempre aprendemos muito nessas trocas, porque todos trabalhamos com o mesmo propósito: ajudar os produtores e garantir que o nosso setor esteja bem representado. Adoramos receber grupos, compartilhar o que fazemos e também aprender com a experiência deles”, destacou Jenny.
No período da tarde, a comitiva seguiu para a Funk Farms Trust, localizada em Shirley, Illinois. Fundada em 1824, a fazenda é uma das mais antigas da região e carrega uma longa tradição agrícola, sendo hoje uma referência no cultivo de soja, milho e na pecuária de corte. Administrada pela mesma família há gerações, a propriedade é reconhecida não apenas pela produção, mas também pelo compromisso com práticas inovadoras.
Durante a visita, os produtores puderam conhecer de perto a rotina da fazenda, que alia história e modernidade. Além das lavouras diversificadas, a Funk Farms Trust se destaca pela pecuária de qualidade, tendo a raça Angus como base do rebanho e fornecendo carne de excelência para o mercado norte-americano.
A delegada coordenadora do Vale do Arinos, Jaqueline Piovesan, destacou a diversidade de atividades encontradas na fazenda. “Na Funk Farm conhecemos as operações de uma família que há gerações administra esse negócio. Eles trabalham com soja, milho e também com a pecuária, sendo os maiores produtores de carne do estado de Illinois, com foco na raça Angus. Foi muito interessante trocar experiências e perceber tanto as diferenças desse mercado quanto as semelhanças com a nossa realidade no Brasil”, disse Jaqueline.
A visita também contou com a participação do diretor geral da Funk Farm Trust, Brian Bangert, que recebeu os produtores e compartilhou a experiência da fazenda. “A família Funk e essa propriedade sempre tiveram uma forte ligação com a comunidade. Sempre que podemos convidar o público para trocar ideias, todos se beneficiam. Fazemos isso ao longo de todo o ano. Hoje percebemos que, em qualquer lugar do mundo, quando existe uma comunidade disposta a compartilhar experiências e ajudar uns aos outros, o resultado é muito positivo”, ressaltou Brian.
A programação da Missão Estados Unidos da América 2025 segue até sexta-feira (29.08) com novas visitas técnicas e intercâmbio de experiências entre produtores brasileiros e norte-americanos.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário