O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) celebrou, no dia 19 de agosto, seus 30 anos de criação com uma solenidade no Teatro da UFMT, dentro da programação do SemanAU – 30 anos (VIII Semana de Arquitetura e Urbanismo). O evento reuniu professores fundadores, autoridades acadêmicas, representantes de órgãos públicos, estudantes e egressos. A reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, destacou a importância histórica do curso, o primeiro da área no Estado de Mato Grosso, criado em 1995. “A Arquitetura e o Urbanismo da UFMT têm um papel fundamental na formação de profissionais que pensam e constroem cidades mais humanas, sustentáveis e inclusivas”, afirmou.
Também participaram da solenidade a pró-reitora de Planejamento, professora Marta Nogueira; o diretor da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, professor Roberto Perillo; a chefe de Departamento, professora Yara Galdino; e o coordenador de curso, professor Everton Rossete. Entre os homenageados estiveram os professores fundadores Antonio Carlos Candia e José Afonso Portocarrero, ambos presentes, além de Nilson Caminha Azevedo, Humberto Metello e Mario Gomes Monteiro (in memoriam).
A cerimônia contou ainda com a presença da arquiteta Lise Bokorni, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT), secretária municipal de Meio Ambiente e egressa da 3ª turma do curso. Ela ressaltou a relevância da formação recebida na UFMT para sua trajetória profissional.
Durante a noite, foram homenageados também o técnico administrativo Lúcio Delfino Cunha, primeiro secretário do curso, os professores que ingressaram nos primeiros concursos públicos do departamento, como as docentes Marta Nogueira e Luciane Durante, além de pioneiros da profissão em Mato Grosso — arquitetos que projetaram edifícios icônicos do campus da UFMT, como a Biblioteca Central e o Museu Rondon.
O evento foi abrilhantado por uma apresentação do projeto UFMT em Cordas, emocionando o público presente. Em três décadas de história, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMT já formou 765 arquitetos e urbanistas, consolidando-se como referência acadêmica e profissional na região.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🎯Instagram: https://www.instagram.com/caminhopoliticomt
🎯Facebook: https://www.facebook.com/cp.web.96
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário