domingo, 3 de agosto de 2025

DE OLHO EM MT: Gilmar exalta governo de MT por ferrovia: “Salto civilizatório”

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a usar as redes sociais para exaltar o governo de Mato Grosso, comandado por Mauro Mendes (União Brasil). Em publicação no X, o magistrado elogiou a construção de uma nova ferrovia estadual. Segundo ele, a obra representa um “salto civilizatório na forma como concebemos o desenvolvimento regional”.
"Mais que escoar a produção do agronegócio, o projeto impulsiona cadeias industriais, reduz as emissões de CO₂, diminui custos logísticos e fortalece a competitividade do Brasil no cenário global. Parabéns à Rumo, ao governo de Mato Grosso e a todos os envolvidos!”, escreveu.
A visita do ministro às obras da ferrovia ocorreu na sexta-feira, 1º. O projeto da Ferrovia de Mato Grosso (FMT) prevê cerca de 740 quilômetros de trilhos ligando Lucas do Rio Verde a Rondonópolis, com um ramal previsto para Cuiabá. A linha deve passar por 16 municípios.
Presença recorrente e críticas
A presença de Gilmar Mendes em eventos públicos e inaugurações de obras no estado não é inédita — nem livre de controvérsias.
Em dezembro de 2024, ele participou da entrega de 100 quilômetros duplicados da BR-163, também em Mato Grosso.
Na ocasião, foi criticado pela ONG Transparência Internacional, que classificou como “estarrecedor” que um ministro do STF participasse de um ato político dessa natureza.
Natural de Diamantino (MT), Gilmar é irmão de Chico Mendes, prefeito do município. Durante a inauguração da BR-163, o ministro já havia elogiado o modelo de concessão adotado pelo governador Mauro Mendes (União Brasil), afirmando:
“Mato Grosso é o Brasil que dá certo. Esse exemplo precisa ser contado fora do Mato Grosso.”
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 Siga o Caminho Político nas redes sociais
📰www.caminhopolitico.com.br
📰www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário