O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse em entrevista à CNN que defenderá uma punição “pedagógica” a deputados de oposição que ocuparam o plenário da Casa. A Mesa Diretora tem reunião marcada para a tarde desta sexta-feira(08),em que discutirá o assunto. “Eu acho que deve ter [punição] porque o que aconteceu foi grave, até para que isso não volte a acontecer”, afirmou Motta em entrevista exclusiva à CNN. “Nós não podemos concordar com o que aconteceu, até porque nós temos que ser pedagógicos nessa situação”, completou. O presidente da Casa disse considerar que a oposição “extrapolou tudo aquilo que poderia ser o limite do razoável”. “Eu não tenho a menor dúvida que a oposição extrapolou tudo aquilo que poderia ser o limite do razoável com esse movimento dessa semana. Esse é, penso eu, um pensamento majoritário”, frisou. Hugo defendeu ainda que o que aconteceu foi “muito grave” e que nunca tinha se visto antes um movimento feito desta forma.
Nesta semana, deputados de oposição ocuparam a Mesa Diretora do plenário da Câmara em protesto à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de decretar a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL). A medida faz parte da estratégia anunciada pela oposição para pressionar os presidentes das duas Casas para pautarem um pacote “anti-STF”, o que inclui a anistia aos condenados do 8 de janeiro e a abertura do processo de impeachment contra Moraes.
Após tentativas frustradas de demover a oposição, a Presidência da Câmara editou ato em que determinou que a sessão deliberativa do plenário ocorreria às 20h30 de quarta-feira (6), apesar do protesto dos deputados.
O ato ainda estabeleceu que quaisquer condutas que “tenham por finalidade impedir ou obstaculizar as atividades legislativas” sujeitarão os parlamentares à suspensão cautelar do mandato por até seis meses, como prevê o regimento da Casa. Ainda assim, Hugo Motta enfrentou dificuldades para retomar o controle da Mesa Diretora.
Assessoria/Tainá Falcão/Mateus Salomão/Emilly Behnke/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🎯Instagram: https://www.instagram.com/caminhopoliticomt
🎯Facebook: https://www.facebook.com/cp.web.96
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário