Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Ibaneis diz que vai dar resposta ‘bem-educada’ a Trump: ‘Eu governo Brasília e aqui Lula é hóspede’

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), vai enviar à Embaixada dos Unidos no Brasil um relatório com esclarecimentos sobre os dados de segurança pública de Brasília. A cidade foi incluída imprecisamente pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, numa lista de “capitais violentas”.
“Vamos fazer uma resposta bem-educada mostrando a ele que quem governa o Distrito Federal sou eu e que os nossos números são muito bons. Aqui o Lula é hóspede”, disse Ibaneis em conversa com o Estadão. “E fiz questão de incluir no texto que sou de centro e não concordo com a posição do governo central”, completou, afirmando que o documento deve ser enviado nesta terça-feira, 12. Trump mostrou índices desatualizados sobre o número de mortes na capital brasileira. O presidente americano afirmou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 11, que Brasília tem atualmente 13 homicídios por 100 mil habitantes. Esses dados, contudo, dizem respeito a 2021, segundo o Atlas da Violência.
O levantamento mais recente disponibilizado pelo Atlas mostra que o Distrito Federal registrou 347 homicídios em 2023, o equivalente a uma taxa de 11 assassinatos para cada 100 mil habitantes.
O número representa quase um quarto dos índices de violência da capital americana, Washington D.C, que registrou 274 homicídios no mesmo ano, o que equivale a uma taxa de quase 40 mortes a cada 100 mil habitantes.
O Anuário Brasileiro da Segurança Pública mostra, por sua vez, que o DF teve 8,9 mortes por 100 mil habitantes no ano passado, o que o coloca entre as três unidades federativas menos violentas do País no último levantamento.
A menção de Trump a Brasília ocorreu durante um pronunciamento sobre a mobilização de tropas da Guarda Nacional para fazer o policiamento Washington, diante dos elevados índices de violência na cidade.
O presidentes comparou os números da capital norte-americana com o de outras cidades, como Brasília, Bogotá e Cidade do Panamá, mas cometeu imprecisões, incluindo sobre Washington D.C. Os crimes violentos caíram 26% na capital em comparação com o mesmo período de 2024, segundo dados da polícia de Washington.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário