O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), destacou neste domingo (3) o “fracasso total” dos atos bolsonaristas em algumas cidades brasileiras, onde apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) pressionaram o Supremo Tribunal Federal a livrar o ex-mandatário da provável condenação no inquérito da trama golpista. “Flopou. Eles estão se desmascarando, estão abraçados à bandeira norte-americana, traição à pátria. Tudo é livrar a cara de Bolsonaro”, disse o petista em vídeo publicado na rede social X, ao criticar as articulações entre políticos bolsonaristas e o governo Donald Trump (EUA) com o objetivo de aplicar sanções ao Brasil por conta da investigação do plano golpista. “Fora traidores da Pátria!”, acrescentou o deputado do PT. Ainda na gravação, Lindbergh endossou um discurso feito pelo presidente Lula em favor da soberania brasileira.
Bolsonaro não compareceu a manifestação alguma neste domingo, porque o STF impôs um novo conjunto de medidas cautelares contra o político da extrema direita brasileira por risco de fuga para o exterior e obstrução judicial. O ex-mandatário precisa usar tornozeleira eletrônica.
Outra determinação foi a proibição total de acesso às redes sociais, tanto de forma direta quanto por meio de terceiros. O político da extrema-direita brasileira foi submetido a um recolhimento domiciliar: deverá permanecer em sua residência das 19h às 6h nos dias úteis, e durante todo o dia nos fins de semana e feriados.
O STF também determinou que Bolsonaro não compareça a representações diplomáticas, como consulados e embaixadas, bem como de manter qualquer contato com embaixadores ou outros representantes estrangeiros.
Moraes
Como parte das sanções impostas pelo governo norte-americano, possíveis bens e recursos financeiros vinculados a Moraes nos EUA serão congelados. Instituições financeiras estão obrigadas a comunicar esses ativos ao OFAC (Office of Foreign Assets Control), órgão responsável pelo controle de bens estrangeiros.
O magistrado não pode realizar transação bancária ou movimentação financeira em entidades dos EUA. A medida impede Moraes de acessar, transferir ou administrar fundos em contas mantidas em solo americano.
O ministro do Supremo afirmou a interlocutores que a medida "não vai mudar nada" para ele, porque o magistrado não possui bens, contas bancárias ou investimentos sob jurisdição norte-americana.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 Siga o Caminho Político nas redes sociais
🎯Instagram: https://www.instagram.com/caminhopoliticomt
🎯Facebook: https://www.facebook.com/cp.web.96
📰www.caminhopolitico.com.br
📰www.debatepolitico.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário