Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

UFMT e Sema firmam cooperação para monitoramento ambiental

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu, na manhã desta terça-feira (12), a secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzaretti, para tratar da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica sobre qualidade do ar do Estado. O encontro ocorreu no Gabinete da reitoria e contou com a presença de docentes do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental (PPGFA) e da Coordenação de Meio Ambiente e Secretária de Direitos Humanos (UFMT).
Durante o encontro, a reitora destacou a importância da aproximação institucional com a Sema-MT para fortalecer as ações de licenciamento e gestão dos espaços físicos da universidade. “Precisamos regulamentar e regularizar nossas demandas de licenciamento em relação ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (CEMPAS), ao funcionamento e à utilização dos nossos espaços. Já temos uma resolução do Conselho Diretor que normatiza a questão, mas todos os demais procedimentos precisam observar a legislação vigente. A presença da secretária e suas orientações são essenciais, inclusive para os termos de cooperação que estamos firmando com o Estado”, afirmou.
O professor Marcelo Sacardi Biudes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental (PPGFA), ressaltou que o encontro representa um passo estratégico para a UFMT e para o Programa. “Temos atuado intensamente no monitoramento da qualidade do ar, de variáveis meteorológicas e da qualidade de rios. Essa parceria possibilita alinhar as ações da Universidade e do Programa com as da Sema, permitindo atender demandas mútuas. A instalação de equipamentos em locais estratégicos possibilitará gerar dados que fomentem programas, dissertações e teses. O Acordo de Cooperação já prevê o desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento da qualidade do ar e de um sistema para identificação de desmatamento por agente químico, com a perspectiva de expandir para outras áreas de atuação da Física Ambiental”, explicou.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, reforçou o caráter estruturante da iniciativa. “Estamos trabalhando em conjunto para realizar, de forma mais eficiente, o monitoramento da qualidade do ar em Mato Grosso, uma ação da Física Ambiental e da Sema-MT. Nosso encontro tratou dos termos deste acordo, de como podemos evoluir e ampliar seu escopo. Também estamos avançando na cooperação para o monitoramento do desmatamento por agentes químicos e no monitoramento do clima, além de desenvolver ações com outras áreas da UFMT, como a Uniselva e a Faculdade de Agronomia”, ressaltou.
“O Governo do Estado confia no trabalho técnico-científico da Universidade e nosso objetivo é fortalecer esse conhecimento local, transformando-o em benefícios concretos para a sociedade. Com o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário, pretendemos instalar estações de monitoramento em todo o estado, integradas à plataforma que está sendo desenvolvida, revertendo recursos de conversões de multas para projetos estruturantes alinhados à legislação ambiental”, complementou a secretária.
Mutirões de conciliação impulsionam ações ambientais
De acordo com a secretária, os mutirões de conciliação permitem corrigir condutas e ajustar valores devidos, revertendo-os para projetos estruturantes do Governo do Estado, sempre voltados à implementação de políticas ambientais. O monitoramento da qualidade do ar e do clima é considerado estratégico para Mato Grosso, e o projeto está alinhado ao que prevê a legislação. A parceria com o Ministério Público e o Poder Judiciário deve viabilizar, com a formalização do acordo, a instalação de estações de monitoramento em diversas regiões do estado, integradas à plataforma em desenvolvimento.
Também participaram da reunião a Coordenadora de Meio Ambiente e Secretária de Direitos Humanos (UFMT), a docente Loanda Maria Gomes Cheim, os docentes do Instituto de Física e do PPGFA, Paulo Henrique Zanella de Arruda e João Basso. A assessora especial da reitoria, Vera Lúcia Bertoline também acompanhou a reunião.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário