A vereadora Maysa Leão (Republicanos) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá para reforçar a importância da Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), localizada no Horto Florestal. A parlamentar ressaltou que a unidade é reconhecida pelo atendimento especializado em saúde mental e, somente no ano passado, realizou mais de 12 mil atendimentos. O espaço é considerado referência na prevenção ao suicídio e no acolhimento de pessoas em sofrimento psíquico. “No início do mandato do prefeito, solicitei atenção especial para a URPICS. Estamos falando de uma unidade que salva vidas, que acolhe pessoas em crise, idosos, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade. É um espaço de tratamento eficaz que precisa ser preservado”, afirmou Maysa.
Ela lembrou que setembro é marcado pela campanha Setembro Amarelo, que mobiliza a sociedade em torno da prevenção ao suicídio, mas destacou que é preciso avançar em medidas concretas.
“No próximo mês veremos muitas ações simbólicas, como laços amarelos e campanhas educativas. Isso é válido, mas não suficiente. O que de fato previne o suicídio são políticas públicas efetivas, como a URPICS. Quem estuda saúde mental sabe que o suicídio geralmente apresenta sinais e pode ser evitado quando há acesso a tratamento e acolhimento adequados”, pontuou.
A vereadora também relatou que promoveu uma reunião sobre o tema, reunindo mais de 100 pessoas, entre pacientes, familiares e profissionais, na presença do prefeito Abílio Brunini (PL).
“As histórias que ouvimos comprovam a relevância do trabalho realizado pela URPICS. Precisamos garantir que esse serviço continue atendendo a população com qualidade e humanidade”, reforçou Maysa.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🎯Instagram: https://www.instagram.com/caminhopoliticomt
🎯Facebook: https://www.facebook.com/cp.web.96
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário