Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

terça-feira, 23 de setembro de 2025

A Guarda Civil está investigando uma ameaça antissemita com suásticas contra dois estudantes franceses em Madri: "Ratos judeus, a Palestina vencerá".

A Guarda Civil investiga o envio de um bilhete ameaçador a duas estudantes judias francesas em Villaviciosa de Odón (Madri). Segundo o jornal El Confidencial e confirmado por este jornal, as jovens encontraram em sua caixa de correio um bilhete com a mensagem: "Ratos judeus, a Palestina vencerá!", acompanhado de uma bandeira palestina e uma bandeira do Terceiro Reich com a suástica nazista.
As vítimas apresentaram a denúncia no final da semana passada no quartel da Guarda Civil em Villaviciosa de Odón . O caso foi denunciado pelo Observatório de Antissemitismo, administrado pela Federação das Comunidades Judaicas da Espanha (FCJE), que compila ataques, insultos e ameaças contra indivíduos e interesses judeus no país.
Fontes da FCJE indicaram que as duas jovens estão atualmente na França, para onde viajaram para passar o Ano Novo judaico (Rosh Hashaná) com suas famílias. Em um comunicado recente, a federação denunciou a "profunda consternação" da comunidade com os "graves episódios de antissemitismo" relatados na Espanha, incluindo insultos, assédio, perseguição e demonstrações de ódio.
O FCJE vem alertando para um aumento significativo de incidentes antissemitas nos últimos anos , coincidindo com a ofensiva israelense em Gaza após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, que matou 1.200 pessoas em Israel. Desde então, dezenas de milhares de civis palestinos morreram em bombardeios na Faixa de Gaza.
Dados do Ministério do Interior confirmam a tendência de aumento nos crimes de ódio contra judeus. O relatório apresentado em julho pelo departamento de Fernando Grande-Marlaska revelou uma redução geral de 13% nesses tipos de crimes, mas o antissemitismo registrou o aumento mais acentuado: 60% a mais em 2024 em comparação com o ano anterior e 184% em comparação com 2022.
Naquele ano, antes da guerra, foram registrados 13 casos. Em 2024, o número subiu para 37. O Ministério do Interior define antissemitismo como "qualquer ato de ódio, violência, discriminação, fobia e rejeição praticado contra judeus ou cidadãos do Estado de Israel". A França, um dos países europeus com a maior população judaica, também tem um grande grupo de estudantes na Espanha.
Assessoria/Luis F. Durán/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário