Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Câmara de Várzea Grande aprova Projeto de Lei do vereador Charles da Educação que cria o Parlamento Jovem

Na sessão desta terça-feira (16), os vereadores aprovaram, em votação única e por unanimidade (22 votos favoráveis), o Projeto de Lei nº 147/2025, de autoria do vereador Charles da Educação (União Brasil), que institui o Parlamento Jovem no âmbito da Câmara Municipal de Várzea Grande.
A proposta recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, e tem como objetivo aproximar crianças e adolescentes da vida política, estimulando a participação cidadã e a formação de futuros líderes. “Esse projeto vai ao encontro das nossas crianças e adolescentes, trazendo-os para a Câmara e mostrando a importância da política, pois eles serão os futuros vereadores, prefeitos e presidentes. É preciso despertar esse interesse desde cedo”, afirmou Charles. O vereador Caio Cordeiro elogiou a iniciativa, lembrando sua experiência em grêmios estudantis:
“Sei da importância de projetos como esse, que incentivam a juventude a participar da vida pública. Parabéns ao colega pelo trabalho.”
Alessandro Moreira também parabenizou o autor e fez memória de sua trajetória estudantil:
“Participei da política estudantil na época do saudoso Dante de Oliveira, quando foi criada a gestão democrática nas escolas. Esse projeto fomenta o interesse do jovem em participar da política, e com certeza será um marco para o futuro da nossa cidade.”
O vereador Galibert relembrou a disciplina de Educação Moral e Cívica, defendendo que o Parlamento Jovem resgata valores importantes:
“Infelizmente, quando retiraram essa matéria, os jovens perderam interesse pela política. Esse projeto vem como incentivo e será um diferencial para formar cidadãos mais conscientes.”
O vereador Raul Curvo ressaltou o caráter educativo da proposta: “Esse projeto promove cidadania e aproxima os jovens da vida pública. A política é meio de transformação, e precisamos despertar esse interesse desde cedo.”
O líder do executivo, vereador Bruno Rios, reforçou a necessidade de transformar a juventude em protagonista: “A juventude precisa ser politizada, cobrar, fiscalizar e participar. Assim como já fizemos com a Câmara Universitária, o Parlamento Jovem será um espaço de formação cidadã, e vamos cobrar que seja colocado em prática nas escolas e universidades.”
Com a aprovação, o projeto segue para sanção do Executivo.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário