Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

ENCONTRO: Sindicatos levam fraude dos consignados de Mato Grosso para debate nacional

Representantes de sindicatos de servidores públicos estaduais estiveram em Brasília, nesta terça-feira (16), para apresentar as investigações referentes às fraudes de empréstimos consignados em Mato Grosso em duas agendas nacionais. A comitiva participou de uma audiência sobre “superendividamento” na Câmara dos Deputados e de uma reunião na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
A proposta é ampliar o debate sobre as investigações dos empréstimos consignados de Mato Grosso para todo o país, já que o grupo econômico da Capital Consig está no rol de consignatárias de aposentados e pensionistas do INSS.
“O que identificamos não é uma irregularidade pontual, mas um esquema com atuação coordenada e formação de grupo econômico para práticas irregulares e até criminosas contra milhares de servidores públicos do nosso estado. Por isso, é fundamental que a Câmara dos Deputados e os demais órgãos de fiscalização nacional atuem para responsabilizar os culpados e proteger os servidores”, destacou Pedro Taques, do escritório AFG&Taques, representante de seis sindicatos e da federação de servidores estaduais.
O advogado reforçou o empenho das entidades na apuração das denúncias dos servidores, trabalho que embasou a atuação da equipe jurídica. Desde maio deste ano, foram feitas representações coletivas aos órgãos responsáveis, entre eles: Secretaria de Planejamento (Seplag) e Desenvolve-MT, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Assembleia Legislativa, Banco Central e Tribunal de Contas do Estado.
As denúncias envolvem a simulação de empréstimos, apresentados como cartões de crédito consignado com descontos vitalícios; dívidas infladas em até 840%; ausência de contrato, fatura ou cartão físico; entre outras fraudes. Em razão do trabalho jurídico coletivo, a Seplag-MT suspendeu o desconto em folha por 210 dias, beneficiando mais de 40 mil servidores.
Esse protagonismo dos sindicatos mato-grossenses foi citado por Lineu Mazano, presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo (FESSP-ESP) e vice-presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), e por Sergio Ricardo Antiqueira, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que destacaram a importância de medidas de suspensão dos descontos em folha, como forma de proteção ao servidor.
Reunião no Ministério da Justiça
Ainda em Brasília, a comitiva sindical se reuniu no Ministério da Justiça com o secretário Paulo Pereira, da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), para apresentar o caso no âmbito das investigações nacionais. “Nossa equipe vai analisar os dados apresentados para tomar as providências cabíveis”, garantiu o secretário.
O advogado Pedro Taques, representante dos sindicatos, fez uma breve apresentação à equipe da Senacon sobre o andamento das ações e seus desdobramentos, além de reforçar a robustez das provas apresentadas pelos servidores, confirmadas pelo Relatório Preliminar nº 002/2025 do Procon-MT.
“Diante das constatações do próprio Procon, a anulação dos contratos é o único caminho para reparar os danos causados e impedir a continuidade das práticas lesivas. Além disso, buscamos a responsabilização de todos os envolvidos nas fraudes”. Segundo ele, a situação ainda expõe falhas no controle de contratos públicos, além da inoperância da Seplag e de outros órgãos estaduais, notificados desde 2024 e que não tomaram as devidas providências.
Participaram das agendas representantes das seguintes entidades: Federação Sindical dos Servidores Públicos do Estado (FESSP-MT); Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig-MT); Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep-MT); Sindicato dos Servidores da Carreira de Desenvolvimento Econômico e Social (Sindes-MT); Sindicato dos Profissionais do Meio Ambiente (Sintema); Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior (Sintemat); Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-MT); Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE); Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef); Confederação Nacional dos Servidores Públicos Municipais do Brasil (CSPM); Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB); e CUT.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário