Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Fiemt destaca poder da industrialização no pré-lançamento da Evermat

O estado de Mato Grosso ganhou mais uma indústria para produção de bioenergia. Na manhã desta sexta-feira (12/09), a Evermat (Indústria de Etanol Verde de Mato Grosso) apresentou sua primeira unidade industrial em Sinop, com início de operação previsto para o 1º trimestre de 2026.
O projeto nasce da união de 36 famílias produtoras e prevê, na primeira fase, investimento de cerca de R$ 1 bilhão, com possibilidade de expansão para R$ 4 bilhões em até quatro anos. A planta processará 1.250 toneladas de milho por dia — o equivalente a 456 mil t/ano — para produzir etanol anidro e hidratado, DDGS (coproduto proteico para ração), óleo de milho e energia elétrica. A operação será 24 horas por dia, em área de 105 mil m² às margens da BR-163, com saída logística aos portos do Norte.
Presente no pré-lançamento, o presidente interino da Fiemt e deputado estadual, Carlos Avallone, destacou a importância da industrialização para a economia de Mato Grosso.
“A indústria é a nova força de Mato Grosso; nossa vocação é a agroindústria e a chegada desta nova indústria impulsiona ainda mais esse crescimento. Sesi, Senai e IEL estão à disposição para apoiar o setor e a indústria no estado.”
Ainda durante o discurso, Avallone destacou o desenvolvimento e evolução do setor produtivo no últimos anos. “Vejo aqui que os filhos e netos dos pioneiros estão dando continuidade aos negócios. Essa transição e integração entre o agro e a indústria é fundamental”.
De acordo com o presidente da Evermat, Tiago Stefanello, o pré-lançamento da indústria é fruto de um sonho de várias famílias produtoras.
“A Evermat nasceu da cooperação de produtores rurais que firmaram raízes em Mato Grosso. O espírito empreendedor do grupo e a busca por agregação de valor à matéria-prima levaram ao investimento industrial, com foco em eficiência produtiva, geração de empregos e diversificação econômica na região Norte do estado.”
A unidade terá capacidade para produzir etanol — 207,5 mil m³/ano na versão anidro ou 215 mil m³/ano no hidratado — além de 134 mil t/ano de DDGS para nutrição animal e 7,9 mil t/ano de óleo de milho.
Ainda segundo Stefanello, a união dos setores produtivos, por meio de suas entidades de classe, como a Fiemt, Famato e Aprosoja, fortalece os investimentos. "Com esses três elos unidos, ninguém segura o nosso setor", finalizou.
De acordo com a Evermat, também haverá geração de energia elétrica de 13 MW, com potencial de até 114 GWh/ano em operação contínua. O empreendimento deve abrir cerca de 65 vagas na fase de instalação e 205 postos diretos após o início das operações.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário