O ministro Gilmar Mendes, decano do STF (Supremo Tribunal Federal), elogiou as manifestações da esquerda contra a PEC da Blindagem e o projeto da Anistia por todo o Brasil, no domingo (21). Segundo ele, as mobilizações “são a prova viva da força do povo brasileiro na defesa da democracia”. O ministro disse ter visto, em diferentes momentos, diversas demonstrações de apoio à Corte e afirmou ser necessário transformar essa “energia democrática” em um grande “pacto nacional” entre Executivo, Legislativo e Judiciário. “Graças à atuação vigilante do STF e à mobilização da sociedade, o Brasil reafirma que não há espaço para rupturas ou retrocessos. Não por acaso, a bandeira que se estendeu nas ruas foi a do Brasil, símbolo maior da nossa soberania e da unidade nacional”, afirmou em publicação nas redes sociais.
Movimentos e partidos de esquerda se mobilizam, com manifestantes utilizando bandeiras e adereços do Brasil, em diversas capitais do país contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia aos presos pelo ataque à Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
O ato ainda saiu em defesa da soberania nacional em meio à tensão comercial entre o governo dos Estados Unidos e do Brasil.
No começo de agosto, o presidente norte-americano Donald Trump impôs uma tarifa de 50% a parte dos produtos da pauta exportadora brasileira. Entre as justificativas apontadas pelo republicano estão a atuação do STF sobre a responsabilização de big techs e o julgamento da trama golpista e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No dia 7 de setembro, uma bandeira dos Estados Unidos foi estendida por manifestantes durante ato pró-anistia da direita.
Naquela data, o ministro Gilmar Mendes também se manifestou, mas contrário às manifestações.
“No Dia da Independência, é oportuno reiterar que a verdadeira liberdade não nasce de ataques às instituições, mas do seu fortalecimento. Não há no Brasil ‘ditadura da toga’, tampouco ministros agindo como tiranos. O STF tem cumprido seu papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito, impedindo retrocessos e preservando as garantias fundamentais”, disse.
A declaração foi uma resposta ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em ato na Avenida Paulista, Tarcísio afirmou que “ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes. Ninguém aguenta mais o que está acontecendo nesse país".
Gilmar disse ainda que o que o Brasil realmente não aguenta mais são "sucessivas tentativas de golpe” e falou contra a anistia: “Crimes contra o Estado Democrático de Direito são insuscetíveis de perdão! Cabe às instituições puni-los com rigor e garantir que jamais se repitam”.
VEJA VIDEO: https://www.youtube.com/watch?v=7zPVFJ5CpB4
Assessoria/Gabriela Boechat/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🎯Instagram: https://www.instagram.com/caminhopoliticomt
🎯Facebook: https://www.facebook.com/cp.web.96
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário