Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Ultradireita inicia ‘cancelamento’ de Bolsonaro, após condenação

O impacto de uma pena de 27 anos e três meses, em regime fechado, para o ex-mandatário neofascista Jair Bolsonaro (PL) tem sido percebido, ao longo dos últimos dias, no ambiente de confusão e desencontros que passou a ser observado nas hostes da extrema direita. A começar pelas declarações do presidente da legenda bolsonarista, Valdemar da Costa Neto, em um encontro no fim de semana em que admitiu, literalmente, a existência de um planejamento para o golpe de Estado fracassado no 8 de Janeiro.
Em um encontro na cidade de Itu, no interior paulista, Costa Neto admitiu que “houve um planejamento de golpe” e que “o Supremo decidiu (condenar Bolsonaro), temos que respeitar”. A declaração promoveu o impacto de alguns megatons nos argumentos usados pela defesa de Bolsonaro e acentuou a crise interna que divide os radicais de direita. Ainda em seu discurso, Costa Neto disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) estaria atuando com firmeza porque conta com o respaldo do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e argumenta que “nunca teve o golpe, efetivamente”.
Na base
A repercussão da fala de Costa Neto, nesta manhã, denotavam o ambiente de derrota que se espalha, rapidamente, entre os seguidores do ex-presidente. A começar pelo neto do ditador João Figueiredo. Sócio do filho ’03’, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), na articulação da campanha por sanções dos EUA contra o Brasil, Paulo Figueiredo comentou nas redes sociais:
“Como eu digo: não estamos nesta m*** de dar gosto à toa”.
E Fabio Wajngarten, advogado e ex-chefe da comunicação de Bolsonaro, foi direto ao ponto: “Não é possível mais ouvirmos e nos calarmos. Chega”, disparou, em uma rede social.
‘Centrão’
Analistas políticos atentos aos fatos têm dito, nos bastidores, que o discurso de Costa Neto reflete o posicionamento de líderes do chamado ‘Centrão’, diante da pena que Bolsonaro começará a cumprir, provavelmente, a partir de novembro. O líder da extrema direita tem se transformado, rapidamente, em uma figura tóxica para o eleitorado de centro que define, em última análise, o resultado das próximas eleições presidenciais.
Quanto mais tempo passa, maior é o desgaste e, dificilmente, Bolsonaro antecipará a escolha de um candidato, repetindo a estratégia de Lula em 2018, quando deixou a definição para a reta final da disputa. O temor é que essa indefinição atrapalhe a construção de uma candidatura competitiva dentro do campo da direita.
Nessa direção, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) tem atuado para “cancelar” o ex-presidente, ao divulgar em suas redes sociais que, sem a imagem de Bolsonaro, ele consegue mobilizar uma campanha em pouco tempo e fazer com que grandes empresas se manifestem e influenciem as redes sociais e parte da imprensa em favor de uma candidatura de direita, desde que não tenha a imagem de Bolsonaro.
Assessoria/CdB/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário