O holandês vence à frente de Norris e Leclerc, garantindo seu sétimo título de Grand Slam e se aproximando de Piastri por 40 pontos, que conseguiu apenas o quinto lugar. Ele chegou a Austin 55 pontos atrás da liderança e ruma para o México apenas 40 atrás, com os olhos vermelhos, cada vez mais convencido de que pode realizar um milagre. Max Verstappen venceu de forma convincente em Austin, à frente de Lando Norris e Charles Leclerc , reduzidos a coadjuvantes, presos em seu próprio duelo pessoal, definidos mais por suas fraquezas do que por seus pontos fortes. Não havia como se aproximar do tetracampeão mundial, que venceu três de suas últimas quatro corridas, para pânico de Oscar Piastri. O líder do campeonato mundial, quinto na linha de chegada, simplesmente passou despercebido e sacou sua calculadora até cruzar a linha em quinto.
Ele sempre faz parecer simples, mas basta lembrar o destino dos três polesitters anteriores no Circuito das Américas, onde Norris terminou em quarto no ano passado, Leclerc foi desclassificado em 2023 e Sainz teve que se aposentar em 2022. Despreocupado com essas contingências, Verstappen liderou do início ao fim, com a volta mais rápida de ontem, ele garantiu seu sétimo grand chelem , já ultrapassando Lewis Hamilton e apenas um atrás do recorde de Jim Clark .
No momento em que as coberturas da Ferrari foram retiradas, expondo os pneus de Leclerc, a situação ficou ainda mais clara para Mad Max . A única prioridade do holandês era contornar a primeira curva na liderança, um feito aparentemente simples, mas que nenhum pole position havia conseguido desde 2019. Daquele momento em diante, ele só precisava acelerar forte para consolidar sua vantagem. A partir daí, ele teve que replicar a estratégia de Norris nos boxes .
O abandono de Sainz
Verstappen cumpriu com folga seu papel, auxiliado ainda mais pela escolha de Leclerc, vencedor do ano passado nesta pista. Com pneus macios, o piloto monegasco arrasou desde o início, chegando a ultrapassar Norris, dificultando qualquer tentativa do britânico. Max sabia muito bem que a McLaren não podia se dar ao luxo de ser tão indulgente, com Piastri preso na quinta posição, à frente de George Russell .
Durante o primeiro terço da corrida, as únicas notícias da McLaren vieram na forma de avisos sobre os limites da pista pelos fiscais . Até a volta 20, eles mostraram uma bandeira preta e branca para Norris. Se ele cruzasse qualquer linha branca novamente com as quatro rodas, receberia uma penalidade de cinco segundos. Àquela altura, Lando parecia desesperado na esteira de Leclerc, a quem ele só conseguiu ultrapassar forçando a tração na Curva 11. Sem pneus, Leclerc foi outro alvo fácil para Lewis Hamilton . No entanto, em vez de ceder, as Ferraris arriscaram suas vidas em uma luta ridícula antes do pit stop de Charles .
O momento positivo, reforçado pelo pódio na corrida de velocidade de sábado , durou apenas seis voltas para Sainz. A pressa provou ser uma péssima conselheira para o madrilenho, que presenteou a torcida com uma manobra fantástica contra Oliver Bearman na Curva 12, mas não foi tão afiado contra Andrea Kimi Antonelli . Carlos insistiu em colocar o nariz para dentro na Curva 19 e colidiu com a Mercedes. Sua sorte foi tão ruim que o impacto o forçou a abandonar, enquanto o italiano marcou a volta mais rápida, ficando em penúltimo, atrás apenas de Alex Albon , que também havia colidido com Gabriel Bortoleto .
Enquanto isso, Alonso prendia a respiração na décima posição, a meio caminho entre Nico Hulkenberg e Liam Lawson . O AMR-25, o oitavo carro do grid, não era páreo para o outro, então essa posição deveria ser considerada boa até para a Aston Martin.
Na volta 32, Norris ultrapassou sua posição de frenagem no pit stop , bloqueando o box. O trabalho dos mecânicos levou 3,8 segundos, um atraso que o forçou a ceder o segundo lugar para Leclerc mais uma vez. É claro que Verstappen foi chamado imediatamente, e os mecânicos da Red Bull cumpriram a tarefa com louvor (2,6 segundos). A partir daquele momento, sua única preocupação seria completar o grand chelem , concluído graças ao pit stop de Russell, que lhe permitiu liderar todas as 56 voltas.
Norris, por outro lado, teve que remar contra a corrente, sem exagerar nas linhas, mantendo-se o mais longe possível das guias. "Não tenho aderência quando me aproximo", lamentou, referindo-se ao problema endêmico do MCL-39 em ar sujo. Seu desespero era audível pelo rádio, mas ele esperou o momento certo. Faltando cinco voltas para o fim, Lando recuperou o segundo lugar com uma bela manobra na Curva 12. Muitos metros atrás, Piastri não incomodou Hamilton. Mais do que satisfeito em ficar fora do alcance de Russell, o australiano achou que o quinto lugar também poderia valer um título.
Assessoria/Miguel A. Herguedas/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🎯Instagram: https://www.instagram.com/caminhopoliticomt
🎯Facebook: https://www.facebook.com/cp.web.96
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário