Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

O que é o Comando Vermelho e como ele atua no Rio de Janeiro?

Foi assim que surgiu a organização criminosa que desencadeou uma operação policial que terminou com quase 150 civis mortos e quatro policiais lesados. Em 2009, o cantor de funk brasileiro MC Orelha dedicou uma música a uma das organizações criminosas mais poderosas do Brasil . Nela, ele descreveu o funcionamento do Comando Vermelho : "Na Faixa de Gaza só existem homens-bomba, na guerra é tudo ou nada. Múltiplas armas de titânio no peito, colete à prova de balas". Os versos do cantor, que combinam referências ao conflito no Oriente Médio e à violência nas favelas, resumem a realidade de uma guerra urbana que, mais de uma década depois, continua a moldar a vida no Rio de Janeiro.
Na terça-feira, uma operação policial contra a facção Comando Vermelho resultou na morte de quase 150 civis e quatro policiais, além de dezenas de prisões e a apreensão de um arsenal de armas. A "Operação Contenção", que mobilizou mais de 2.500 policiais, transformou novamente os conjuntos habitacionais do Alemão e da Penha em palco de combate urbano, com ruas bloqueadas, ônibus desviados e escolas fechadas.
Quando surgiu a organização?
O Comando Vermelho (CV) é uma organização criminosa brasileira que surgiu no sistema prisional do Rio de Janeiro na década de 1970. Considerada uma das facções mais antigas e poderosas do país, está envolvida principalmente com o tráfico de drogas, armas e outras atividades ilícitas. Diferentemente de um grupo com liderança centralizada, o CV opera como uma rede descentralizada composta por diversos donos do morro — líderes locais — que controlam territórios dentro das favelas.
Sua estrutura possui diversos níveis hierárquicos. As " frentes" são responsáveis ​​pelos pontos de venda de drogas, os gerentes cuidam das finanças, e os " soldados" e "caça-níqueis" executam as ordens nas ruas do Rio de Janeiro. A organização é financiada por meio do tráfico de drogas, extorsão e atividades paralelas como o jogo do bicho , uma loteria ilegal popular que também serve para lavagem de dinheiro. Parte dos recursos é destinada a um fundo comum que sustenta membros presos e suas famílias, reforçando seu controle social em comunidades onde o Estado tem pouca ou nenhuma presença.
Paralelamente, o Comando Vermelho mantém seu próprio sistema de justiça, conhecido como "tribunal criminal ", por meio do qual tanto membros que violam normas internas quanto indivíduos acusados ​​de crimes — que vão desde conflitos internos a denúncias feitas pela comunidade — fora do arcabouço legal do Estado são julgados e punidos. Esse sistema inclui audiências em que testemunhas são ouvidas e sentenças são proferidas, podendo incluir pena de morte, utilizando seus próprios mecanismos de coerção e punição.
A origem da prisão
Sob o lema "paz, justiça e liberdade", o Comando Vermelho surgiu na prisão de Cândido Mendes, na Ilha Grande, no final da década de 1970. A prisão, conhecida como o Inferno da Ilha Grande ou o Caldeirão do Inferno , era notória pela superlotação, escassez de alimentos, higiene precária e temperaturas de verão que ultrapassavam os 50 graus Celsius.
Durante a ditadura militar brasileira, quando o regime decidiu misturar presos políticos com criminosos comuns com o objetivo de despolitizar os militantes, a medida teve o efeito contrário, e os presos políticos ensinaram aos criminosos como se organizar e resistir .
William da Silva Lima, conhecido como Professor e um dos fundadores do CV, descreveu em seu livro 400 Contra Um que dentro daquela prisão "a única coisa que restava era se organizar ou morrer". Dessa ideia surgiu a Falange Vermelha, que mais tarde se tornou o Comando Vermelho, em referência ao sangue derramado na prisão.
Na década seguinte, com a expansão do tráfico de cocaína, o CV fez do narcotráfico sua principal fonte de renda . Nas favelas da Zona Norte do Rio — Alemão, Penha, Jacarezinho — estruturou-se um modelo descentralizado no qual cada líder controla autonomamente seu território, gerenciando pontos de venda, finanças e armas.
Áreas de influência
Atualmente, o Comando Vermelho controla mais de 50% das áreas dominadas por facções criminosas na região metropolitana do Rio de Janeiro, mas sua influência se estende muito além. Mantém presença em pelo menos 25 estados brasileiros , com particular força nas regiões Norte e Nordeste. Nesses estados, opera por meio de redes de franquias , onde líderes locais gerenciam o tráfico de drogas e armas e disputam rotas estratégicas na Amazônia com outras organizações, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) de São Paulo.
Internacionalmente, o Comando Vermelho estabeleceu conexões com cartéis de drogas em países vizinhos — principalmente Colômbia e Bolívia — e tentou acessar os mercados europeu e americano. Embora suas operações fora do Brasil sejam indiretas, mantém alianças com grupos criminosos locais para facilitar o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro.
Assessoria/Anna Alves Francischini/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário