Foi assim que surgiu a organização criminosa que desencadeou uma operação policial que terminou com quase 150 civis mortos e quatro policiais lesados. Em 2009, o cantor de funk brasileiro MC Orelha dedicou uma música a uma das organizações criminosas mais poderosas do Brasil . Nela, ele descreveu o funcionamento do Comando Vermelho : "Na Faixa de Gaza só existem homens-bomba, na guerra é tudo ou nada. Múltiplas armas de titânio no peito, colete à prova de balas". Os versos do cantor, que combinam referências ao conflito no Oriente Médio e à violência nas favelas, resumem a realidade de uma guerra urbana que, mais de uma década depois, continua a moldar a vida no Rio de Janeiro.
Na terça-feira, uma operação policial contra a facção Comando Vermelho resultou na morte de quase 150 civis e quatro policiais, além de dezenas de prisões e a apreensão de um arsenal de armas. A "Operação Contenção", que mobilizou mais de 2.500 policiais, transformou novamente os conjuntos habitacionais do Alemão e da Penha em palco de combate urbano, com ruas bloqueadas, ônibus desviados e escolas fechadas.
Quando surgiu a organização?
O Comando Vermelho (CV) é uma organização criminosa brasileira que surgiu no sistema prisional do Rio de Janeiro na década de 1970. Considerada uma das facções mais antigas e poderosas do país, está envolvida principalmente com o tráfico de drogas, armas e outras atividades ilícitas. Diferentemente de um grupo com liderança centralizada, o CV opera como uma rede descentralizada composta por diversos donos do morro — líderes locais — que controlam territórios dentro das favelas.
Sua estrutura possui diversos níveis hierárquicos. As " frentes" são responsáveis pelos pontos de venda de drogas, os gerentes cuidam das finanças, e os " soldados" e "caça-níqueis" executam as ordens nas ruas do Rio de Janeiro. A organização é financiada por meio do tráfico de drogas, extorsão e atividades paralelas como o jogo do bicho , uma loteria ilegal popular que também serve para lavagem de dinheiro. Parte dos recursos é destinada a um fundo comum que sustenta membros presos e suas famílias, reforçando seu controle social em comunidades onde o Estado tem pouca ou nenhuma presença.
Paralelamente, o Comando Vermelho mantém seu próprio sistema de justiça, conhecido como "tribunal criminal ", por meio do qual tanto membros que violam normas internas quanto indivíduos acusados de crimes — que vão desde conflitos internos a denúncias feitas pela comunidade — fora do arcabouço legal do Estado são julgados e punidos. Esse sistema inclui audiências em que testemunhas são ouvidas e sentenças são proferidas, podendo incluir pena de morte, utilizando seus próprios mecanismos de coerção e punição.
A origem da prisão
Sob o lema "paz, justiça e liberdade", o Comando Vermelho surgiu na prisão de Cândido Mendes, na Ilha Grande, no final da década de 1970. A prisão, conhecida como o Inferno da Ilha Grande ou o Caldeirão do Inferno , era notória pela superlotação, escassez de alimentos, higiene precária e temperaturas de verão que ultrapassavam os 50 graus Celsius.
Durante a ditadura militar brasileira, quando o regime decidiu misturar presos políticos com criminosos comuns com o objetivo de despolitizar os militantes, a medida teve o efeito contrário, e os presos políticos ensinaram aos criminosos como se organizar e resistir .
William da Silva Lima, conhecido como Professor e um dos fundadores do CV, descreveu em seu livro 400 Contra Um que dentro daquela prisão "a única coisa que restava era se organizar ou morrer". Dessa ideia surgiu a Falange Vermelha, que mais tarde se tornou o Comando Vermelho, em referência ao sangue derramado na prisão.
Na década seguinte, com a expansão do tráfico de cocaína, o CV fez do narcotráfico sua principal fonte de renda . Nas favelas da Zona Norte do Rio — Alemão, Penha, Jacarezinho — estruturou-se um modelo descentralizado no qual cada líder controla autonomamente seu território, gerenciando pontos de venda, finanças e armas.
Áreas de influência
Atualmente, o Comando Vermelho controla mais de 50% das áreas dominadas por facções criminosas na região metropolitana do Rio de Janeiro, mas sua influência se estende muito além. Mantém presença em pelo menos 25 estados brasileiros , com particular força nas regiões Norte e Nordeste. Nesses estados, opera por meio de redes de franquias , onde líderes locais gerenciam o tráfico de drogas e armas e disputam rotas estratégicas na Amazônia com outras organizações, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) de São Paulo.
Internacionalmente, o Comando Vermelho estabeleceu conexões com cartéis de drogas em países vizinhos — principalmente Colômbia e Bolívia — e tentou acessar os mercados europeu e americano. Embora suas operações fora do Brasil sejam indiretas, mantém alianças com grupos criminosos locais para facilitar o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro.
Assessoria/Anna Alves Francischini/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🎯Instagram: https://www.instagram.com/caminhopoliticomt
🎯Facebook: https://www.facebook.com/cp.web.96
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário