Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Rodrigo Maia diz que Tarcísio virou favorito a perder a eleição

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia afirmou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi “contaminado pela agenda maluca do bolsonarismo” e deixou de ser o principal nome da centro-direita para as eleições presidenciais de 2026. As declarações foram dadas durante evento do Grupo Voto, em São Paulo, e publicadas pelo Valor Econômico nesta quinta-feira (16).
Segundo Maia, Tarcísio perdeu fôlego político ao se associar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e apoiar medidas alinhadas ao governo de Donald Trump, como o chamado “tarifaço”, que gerou desgastes diplomáticos e econômicos.
“Tarcísio, favorito, contaminado pela agenda maluca do bolsonarismo anti-Brasil, por um grupo que era nacionalista — uma incoerência em tudo o que está se fazendo em relação ao que falou no passado — transforma o candidato de centro-direita no candidato a perder a eleição. Então quem colar no bolsonarismo raiz não será presidente do Brasil como não foi em 2022”, afirmou Maia.
O ex-presidente da Câmara argumentou que qualquer candidato da centro-direita que se vincular às bandeiras e retóricas do bolsonarismo terá poucas chances em 2026. Ele também observou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu se fortalecer politicamente ao adotar uma agenda de caráter nacionalista e popular, vinculando o bolsonarismo às medidas impopulares do governo norte-americano.
“Lula conseguiu reverter uma situação muito ruim que enfrentava, com baixa popularidade, depois de vincular os bolsonaristas ao tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; defender a bandeira do nacionalismo e aprovar na Câmara a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês”, disse Maia.
De acordo com o ex-deputado, pesquisas recentes indicam um cenário mais favorável a Lula, impulsionado por medidas como a isenção do Imposto de Renda, o fim da jornada 6x1 e a taxação dos mais ricos.
Lula é muito competente, tem muita experiência, se aproveitou desse movimento todo”, afirmou.
Críticas ao Parlamento e a Lula
Maia também criticou o Congresso Nacional por não apresentar uma pauta capaz de organizar a centro-direita e de servir de contraponto ao governo federal.
“Vemos um dia a Câmara falando que quer votar a redução de gasto tributário, mas aí no dia seguinte vota o incentivo fiscal da lei do esporte permanente com apoio de todos os partidos, a PEC dos agentes comunitários, que dá um cacete na reforma previdenciária”, afirmou.
Ele destacou que, embora o Parlamento tenha perfil majoritariamente conservador, falta uma agenda coerente que indique um caminho político alternativo.
Apesar das críticas, Maia também repreendeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por declarações recentes sobre o Congresso.
“Lula não pode falar assim do Parlamento”, afirmou, reagindo à frase do presidente de que o Legislativo “nunca teve o baixo nível que tem agora”.
Assessoria/Brasil 247/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário