Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Fachin alfineta Castro e anuncia mutirão para julgamento de réus por crimes contra a vida

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, alfinetou nesta segunda-feira (3) o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e anunciou um mutirão nacional de julgamentos de réus por crimes contra a vida, em fala a jornalistas na abertura do Mês Nacional do Juri, que ocorre em Recife (PE).
“Faremos isso com respeito à Constituição, à plenitude da defesa, mas também com firmeza para responsabilizar quem cometeu crimes dolosos contra a vida”, declarou Fachin. “É isso que iniciamos hoje”, continuou.
A fala de Fachin é uma resposta indireta ao governador Cláudio Castro que, nos últimos dias, classificou como “exemplo de sucesso” a Operação Contenção, ação policial que deixou mais de 120 mortos nas comunidades da Penha e do Alemão e que já é considerada a operação mais letal da história do país.
Ao enfatizar o “respeito à Constituição” e à “plenitude da defesa”, o ministro do STF se contrapôs ao discurso punitivista de Castro e de outros governadores que têm defendido o enquadramento de facções criminosas como grupos terroristas, tese que o Supremo e o governo federal rejeitam por considerarem inconstitucional.
Ele afirmou que a ideia do mutirão para julgamentos decorre do cruzamento de dados do Mapa da Violência com o Mapa Nacional do Júri, e que o STF dará preferência aos julgamentos dos tribunais do júri, o que permitiu identificar gargalos e priorizar ações concretas para reduzir a impunidade em crimes letais. “Com base nessas evidências, retiramos um conjunto de ações concretas para responder os delitos praticados contra a vida”, disse.
Fachin destacou que o esforço será nacional e envolverá centenas de julgamentos simultâneos em diversos estados.“Estamos iniciando um conjunto de expressivas ações do júri, só em Pernambuco são mais de 700 ações do tribunal do júri, agora a tarde teremos a iniciativa na Bahia, e a partir de hoje em todo Brasil haverá centenas de sanções do tribunal do júri para julgar, ouvir a defesa, apreciar os argumentos e punir, quando for o caso, aqueles que cometeram atentados contra a vida”, explicou o magistrado.
O Mês Nacional do Júri é uma campanha coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo STF, que mobiliza tribunais de todo o país durante o mês de novembro para garantir a duração dos processos e acelerar os julgamentos.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário