Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

MPF participa de reunião da FMTCIA durante a 1ª COP Pantanal; órgãos discutirão uso de agrotóxicos e suas intersecionalidades

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso participará de reunião promovida pelo Fórum Mato-grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FMTCIA) em um palco de grande relevância ambiental: a 1ª edição da COP Pantanal – Saberes e Ações pelo Clima. O encontro, que será sediado no Auditório Maria Sophia Leite, em Cáceres, será realizado amanhã (11), a partir das 8h, e ocorre em um momento estratégico para debater a intersecção entre o uso de agrotóxicos, a saúde pública e as mudanças climáticas na região.
O FMTCIA, que reúne diversas instituições (incluindo o Ministério Público Federal e Estadual, universidades, e organizações da sociedade civil) e atua como um espaço de diálogo, articulação e proposição de políticas públicas, insere sua agenda de trabalho na programação da inédita COP Pantanal, que acontece de 10 a 12 de novembro. A participação do Fórum reforça a importância de colocar o tema dos impactos dos agrotóxicos – um vetor de pressão sobre a biodiversidade, a segurança alimentar e a saúde humana – no centro dos debates sobre clima e sustentabilidade.
O Procurador da República Gabriel Infante Magalhaes Martins, presidente do FMTCIA, destacou a relevância estratégica da participação do Fórum no evento. "Nossa presença aqui não é apenas simbólica, ela é estratégica e fundamental. Os defensivos agrícolas não são apenas uma questão de agricultura; eles são um vetor de pressão sobre a saúde das nossas águas, do nosso solo e das nossas populações," afirmou.
Infante complementa. "É preciso integrar a pauta dos agrotóxicos à agenda climática, garantindo que as propostas de controle e fiscalização do FMTCIA cheguem à futura COP 30, via a Carta do Pantanal, reforçando que "é possível produzir com riqueza, respeitando a vida e o futuro."
O procurador-chefe do MPF em Mato Grosso, Ricardo Pael Ardenghi acompanhará o presidente do FMTCIA."O MPF tem o compromisso constitucional na defesa de grupos vulneráveis, e a questão dos agrotóxicos é uma prioridade que se cruza diretamente com os direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais. Essas comunidades, localizadas nas fronteiras da expansão agrícola, são as primeiras a sofrer as consequências da contaminação da água e dos alimentos, tendo seus territórios e modos de vida severamente impactados, o que torna imperativa a atuação do MPF não só na repressão, mas na busca por políticas públicas eficazes que garantam modelos de desenvolvimento que respeitem os saberes ancestrais."
FMTCIA
A reunião que será realizada amanhã (11) tem como principal objetivo aprofundar as estratégias do Fórum na luta contra a proliferação e o uso inadequado de defensivos agrícolas em Mato Grosso. O FMTCIA tem sido uma força motriz na fiscalização, na educação ambiental e na busca por alternativas de produção mais seguras, como a agricultura orgânica e agroecológica.
Inserido no contexto da COP Pantanal, o Fórum visa integrar pautas como a conexão dos impactos dos agrotóxicos com as discussões sobre aquecimento global e degradação do bioma Pantanal; além de consolidar propostas regionais específicas sobre o controle de químicos que serão incorporadas na Carta do Pantanal, documento final do evento, bem como avançar em outras ações que já vem sendo debatida pelo Fórum
COP Pantanal: Um Palco para as Vozes Pantaneiras
A COP Pantanal, organizada pela Unemat, IFMT, INPP e Impact Hub, tem mobilizado mais de 1.500 pessoas e oferece um calendário vasto de palestras, oficinas e painéis. O evento busca dar "Voz aos Povos do Pantanal", permitindo que as demandas regionais dialoguem diretamente com os líderes e tomadores de decisão que participarão da COP 30.
Ao sediar a COP Pantanal, Mato Grosso consolida-se como protagonista nas agendas ambientais. A reunião do FMTCIA, neste ambiente de alta visibilidade, sinaliza o compromisso inabalável do Fórum em buscar soluções integradas que abordem tanto a crise climática quanto os impactos socioambientais decorrentes do uso intensivo de agrotóxicos, elementos indissociáveis na busca por um futuro mais sustentável para o Pantanal.
A programação completa da COP Pantanal ocorre de 10 a 12 de novembro, das 08h às 22h (MT).
Confira a programação completa https://meuevento.unemat.br/coppantanal-634175/
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário