Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

STF aceita denúncia e torna Eduardo Bolsonaro réu por coação

A 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF) afastou as preliminares apresentadas pela Defensoria Pública da União e tornou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) réu por coação da justiça.
Em decisão divulgada na manhã desta quarta-feira (26), o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se virou réu pelas ameaças feitas aos ministros do Supremo, que julgam a tentativa de golpe de Estado do seu pai, que foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar a organização criminosa. Em voto que foi avalizado por Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, o ministro e relator do caso, Alexandre de Moraes, expõs as “graves ameaças” direcionadas aos membros da corte.
“O propósito foi o de livrar Jair Bolsonaro, e também o próprio Paulo Figueiredo, da condenação penal pelos crimes que ensejaram a abertura de procedimentos criminais relativamente aos fatos narrados na AP 2.668”, disse Moraes a Figueiredo, que também responde ao processo.
“Mediante ameaça de violentas sanções, e efetiva aplicação de algumas delas, que conseguiram por meio da mobilização de agentes norteamericanos com poder de impor gravames a cidadãos brasileiros, os denunciados atuaram para interferir no resultado da AP 2.668, da competência da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal”, declarou.
“Visavam à extinção do processo sem condenações e, para isso, conceberam e externaram publicamente graves ameaças de males civis e financeiros, significativamente violentos, que dirigiram aos julgadores da causa, bem como chegaram a efetivar os danos que ameaçaram. A conduta retrata o crime de coação no curso do processo, tipificado no art. 344 do Código Penal”, emenda o texto.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário