Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sábado, 8 de novembro de 2025

Tornado destrói 90% de cidade no Paraná e deixa 6 mortos

Rio Bonito do Iguaçu, a cerca de 300 km das Cataratas, é o município mais atingido pelos ventos de até 250km/h, com cinco mortos. Segundo o governo estadual, 90% da cidade está em ruínas. Ao menos seis pessoas morreram e mais de 700 ficaram feridas nesta sexta-feira (07/11) com a passagem de um tornado pelo Centro-Sul do Paraná, segundo a Defesa Civil e hospitais do estado.
Cinco mortes foram registradas em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, segundo o governo do Paraná. Em Rio Bonito do Iguaçu as vítimas são três homens com idades de 49, 57 e 83 anos e duas mulheres com idades de 14 e 47 anos. A vítima de Guarapuava é um homem de 53 anos. Há ainda uma pessoa desaparecida.
O município mais atingido foi Rio Bonito do Iguaçu, que tem 14 mil habitantes e fica a 380 quilômetros de Curitiba. Segundo o governo paranaense, 90% da cidade foi destruída e há mais de mil desabrigados.
Imagens divulgadas pela imprensa brasileira mostram que o vento virou vários carros, derrubou árvores e destruiu casas e edifícios inteiros na cidade, a cerca de 300 km das Cataratas do Iguaçu.
A Defesa Civil do Paraná estimou que os ventos atingiram velocidades entre 180 km/h e 250 km/h. O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, disse que a cidade está praticamente destruída, o que torna impossível fazer um levantamento detalhado dos danos. "A partir de domingo, com a ajuda dos órgãos técnicos, teremos um panorama mais preciso desses danos", disse.
"É uma zona de guerra", disse o coronel Fernando Schunig, diretor da Defesa Civil do Paraná, ao portal de notícias G1. "A possibilidade de mais vítimas é alta. Infelizmente, esse tornado atingiu o perímetro urbano da cidade, e quando esses eventos ocorrem em áreas urbanas, os danos são realmente extensos e muito letais", disse Schunig.
As vítimas estão sendo atendidas em hospitais de Laranjeiras do Sul, que fica a cerca de 20 km. Pacientes que precisarem de transferência estão sendo levados para o Hospital Universitário de Cascavel e o Hospital Regional de Guarapuava.
Ciclone extratropical
Segundo as autoridades, o tornado, com fortes ventos e granizo, resultou do deslocamento de um ciclone extratropical do continente para o oceano. A passagem do ciclone também provocou chuva forte e estragos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
O Instituto Nacional de Meteorologia mantém alerta de perigo de tempestade para o fim de semana em toda a região Sul do país.
A Defesa Civil do estado de São Paulo, emitiu nesta quinta-feira um alerta para a formação de fortes tempestades entre sexta-feira e sábado em razão do ciclone extratropical.
No Rio de Janeiro, a Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca para a orla da capital fluminense devido à chegada do ciclone extratropical. O fenômeno terá início na tarde deste sábado e deverá durar até a noite de domingo. As ondas podem atingir 3,5 metros de altura e serão acompanhadas de ventos de até 100 km/h.
Governo federal promete ajuda e envia ministra
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se solidarizou com os parentes das vítimas no Paraná e enviou à região uma equipe de apoio liderada pela ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais.
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, prometeu na madrugada deste sábado que vai enviar ajuda humanitária ao Paraná, e assegurou apoio do governo federal à reconstrução da cidade.
A pasta anunciou que vai reconhecer ainda neste sábado situação de calamidade pública nos municípios afetados pelo tornado, facilitando o acesso a recursos federais para ações de socorro e assistência à população.
as (AFP, Lusa, ots)Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário