Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

ACONTECEU HOJE: Audiência pública debate o licenciamento da APM Manso

O evento foi uma iniciativa do deputado Elizeu Nascimento (PL) e também contou com outros temas, como os processos de licenciamento na Área de Proteção Manancial (APM) do Manso. Após ouvir todas as partes envolvidas, a equipe técnica do deputado vai encaminhar um documento junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) pedindo providências a serem tomadas em prol das cerca de 600 famílias que residem ao redor do lago.
Elizeu Nascimento explicou que o Pacuera é um plano que consta na exigência legal para empreendimentos hidrelétricos e visa ordenar o uso do solo e a conservação ambiental no entorno do lago.
“Diversas audiências e reuniões públicas vêm ocorrendo nos últimos meses e anos para discutir o Pacuera do Manso e a legislação da pesca no estado, devido a preocupações de moradores e empresários locais sobre o risco de perderem propriedades ou terem suas atividades limitadas. Precisamos aumentar a discussão para trabalhar na prática a implantação das propostas”.
Em 2023, representantes da empresa Furnas Elétricas apresentaram o Pacuera para moradores dos municípios de Nova Brasilândia e Chapada dos Guimarães. A apresentação fez parte das exigências da Secretaria de Estado de Meio Ambiente para o licenciamento ambiental.
O projeto submetido à consulta pública prevê a definição de diretrizes para disciplinar a conservação, recuperação, o uso e ocupação do entorno. O objetivo é dar transparência e garantir a participação social dos moradores das áreas atingidas pelo empreendimento.
“A consulta tem a missão de trazer à população local informações sobre o Plano Ambiental, bem como esclarecer dúvidas e receber contribuições no documento”, detalhou o deputado.
Para o parlamentar, o assunto é de suma importância o desenvolvimento e o futuro da região, em especial, direcionada às questões ambientais em torno do lago de Manso.
“A realização desta audiência pública, embora não tenha sido inicialmente prevista, tornou-se necessária diante das recentes manifestações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) sobre questões relevantes relativas ao Lago do Manso. Lamentavelmente, a Sema tem demonstrado, em algumas ocasiões, descaso com os direitos ambientais da população residente e dependente do Lago do Manso”, explicou Nascimento.
O deputado lembrou que, recentemente, o órgão firmou um acordo com a empresa Furnas, sem a devida transparência, desconsiderando o projeto em curso.
“Este acordo, em desacordo com a legislação vigente, especificamente a lei sobre o peixamento, que obriga a Furnas a promover a soltura de mais de 4 milhões de alevinos no Lago do Manso. Não há justificativa para o não cumprimento desta obrigação por Furnas, porque a empresa cumpre a exigência em Minas Gerais e São Paulo. No entanto, em Mato Grosso, observamos um descaso com a lei, a qual, apesar de sancionada, foi suspensa por decisão do Tribunal de Justiça. Somos reféns de Furnas”, adiantou Nascimento.
APM Manso - Localizada nas cidades de Nova Brasilândia e Chapada dos Guimarães, a Usina Hidrelétrica de Manso foi construída em 2000, com a finalidade de geração de energia e de controle de vazão do rio Cuiabá. Possui um reservatório com área inundada de 427 km².
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário