Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

domingo, 28 de dezembro de 2025

IBGM integra oficialmente Grupo de Trabalho da Mineração da ALMT

Nomeação foi publicada no Diário Oficial e terá Roberto Cavalcanti representando o Instituto no Grupo de Trabalho do Parlamento Estadual.
O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) passa a ocupar, de forma oficial, uma cadeira no Grupo de Trabalho (GT) da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) voltado ao setor mineral. A nomeação, publicada no Diário Oficial neste mês, consolida a convergência entre as políticas públicas estaduais e a iniciativa privada para o desenvolvimento da mineração sustentável na região.
O GT tem como finalidade acompanhar e propor a implementação de políticas públicas para a exploração de recursos minerais no estado. A chegada do IBGM ao grupo ocorre em um momento estratégico, logo após a consolidação da Carta de Cuiabá e do avanço do projeto Ouro Sem Mercúrio, que visa transformar a Baixada Cuiabana em um modelo internacional de extração responsável, conectada à indústria joalheira de alto valor agregado.
A vice-presidente do GT de Mineração, Tais Costa, destaca que a parceria busca unir esforços técnicos e institucionais. “Estamos somando forças para o exercício de 2026, com o objetivo de convergir as ações do Instituto com o nosso Selo Mineral Social e Sustentável, lançado de forma inédita este ano em Mato Grosso. Temos muito trabalho conjunto pela frente para garantir uma mineração que seja orgulho para o nosso estado", afirma a vice-presidente.
Representando o IBGM nas reuniões do GT, o Dr. Roberto Cavalcanti enfatiza que o objetivo macro é elevar o patamar da mineração de pequena e média escala, integrando-a ao setor industrial. "Nossa participação neste Grupo de Trabalho é um reconhecimento da importância da rastreabilidade e da sustentabilidade como pilares para o futuro do setor. O projeto Ouro Sem Mercúrio não é apenas uma meta ambiental, é uma estratégia de desenvolvimento industrial. Queremos que o ouro de Mato Grosso seja sinônimo de ética e qualidade, impulsionando a indústria de joias e gerando valor real para toda a cadeia produtiva", pontuou Cavalcanti.
Sobre o Grupo de Trabalho
O GT da Mineração na ALMT é presidido pelo Deputado Max Joel Russi e conta com uma composição técnica multidisciplinar. Além do acompanhamento das políticas de exploração mineral, o grupo atua na articulação entre mineradoras, órgãos de fiscalização e a sociedade civil para garantir que o potencial geológico de Mato Grosso se reverta em desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental.
Sobre o IBGM
O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) é a principal entidade representativa da cadeia produtiva de gemas, joias e metais preciosos no país. Há mais de cinco décadas, atua na promoção da competitividade, sustentabilidade e legalidade do setor, conectando a mineração, a indústria e o design brasileiro aos mais altos padrões internacionais de governança e rastreabilidade.
O IBGM tem liderado iniciativas pioneiras que se tornaram referências nacionais em integridade e conformidade, como o Protocolo Ouro Sem Mercúrio e o Guia de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ambos reconhecidos por fortalecer a transparência e a credibilidade do setor mineral e joalheiro. Sua missão é integrar, representar e fortalecer todos os elos da cadeia — da mineração à joalheria — promovendo inovação, valorização do produto brasileiro e acesso a mercados, com base em ética, transparência e responsabilidade socioambiental. Saiba mais em https://ibgm.com.br
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário