Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

sábado, 13 de dezembro de 2025

NELORE MT: ALMT entrega Comenda Jonas Pinheiro e títulos de cidadão a produtores rurais

Sessão especial proposta pelo deputado Dr. João reconhece pecuaristas que ajudaram a construir o desenvolvimento de Mato Grosso. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou na noite de quinta-feira (11.12) uma sessão especial para homenagear produtores rurais com a Comenda Jonas Pinheiro e com o Título de Cidadão Mato-grossense. A solenidade ocorreu no plenário da ALMT e foi proposta por requerimento do deputado estadual e primeiro-secretário Dr. João (MDB), com o objetivo de reconhecer pessoas que contribuíram diretamente para o desenvolvimento do estado. Entre os agraciados, 11 pecuaristas receberam as honrarias.
Foram condecorados com a Comenda Jonas Pinheiro Armando Biancardini Candia, Breno Pereira da Silva Molina, José João Bernardes, Juliano Latorraca Ponce, Luis Antonio Felippe e Alexandre El Hage. Já os produtores Rogério Zanete, Olimpio Risso Brito, Aldo Rezende Telles, Marcos Martins Vilela e Cleber Roberto L. Filho receberam o Título de Cidadão Mato-grossense.
O presidente da Nelore MT e zootecnista, Alexandre El Hage destacou que a entidade tem atuado de forma permanente como interlocutora entre o setor produtivo e o poder público, levando as demandas do campo aos governos e acompanhando pautas estratégicas para o fortalecimento da pecuária em Mato Grosso. Segundo ele, esse trabalho institucional é fundamental para que a realidade do produtor rural seja compreendida e considerada na formulação de políticas públicas.
“A Nelore completou 32 anos este ano e, ao longo desse tempo, tem defendido muitos interesses da pecuária junto aos governantes do Estado. É um trabalho de mostrar a realidade da pecuária e do produtor, para que os órgãos competentes entendam melhor as necessidades e as dores do setor produtivo. Mesmo não sendo muito afeito a homenagens, eu recebo essa honraria com muito agrado por poder representar a pecuária e tantos companheiros de jornada que há muitos anos defendem o pecuarista. Para a pecuária mato-grossense, que é a maior do Brasil, isso tem um significado muito importante.”
Ex-presidente da Nelore MT e atualmente diretor financeiro da Acrimat, José João Bernardes afirmou que a comenda tem um significado especial por se conectar à sua trajetória pessoal em Mato Grosso, quando chegou em 1978, constituiu família e acompanhou de perto o processo de transformação econômica e produtiva do estado, além da relação direta que manteve com Jonas Pinheiro e com as principais pautas do agronegócio.
“Esse reconhecimento é ainda mais relevante por levar o nome de Jonas Pinheiro, uma pessoa com quem tive muito relacionamento e que era extremamente ligada aos interesses do agronegócio. Talvez isso tenha influenciado minha ida para a Nelore, onde fui presidente, e depois para a Acrimat. Receber essa comenda é um fato muito marcante para mim, especialmente por ser uma atividade que exerço com orgulho. Cheguei aqui em 1978 e vi um Mato Grosso que muitos hoje nem imaginam, sem infraestrutura, e acompanhei todo esse desenvolvimento. Hoje o Estado é o maior produtor de soja, milho, gergelim, tem o maior rebanho do Brasil, maior até que o da Austrália, e as perspectivas para o futuro são extraordinárias.”
Médico veterinário, produtor rural e associado à Nelore MT, Juliano Latorraca Ponce afirmou que a homenagem representa o reconhecimento a uma trajetória construída ao longo de gerações na pecuária mato-grossense, atividade que sustenta a cadeia da carne e vem avançando em produtividade e eficiência. Ele destacou o papel institucional da Nelore MT tanto no melhoramento genético do rebanho quanto na defesa dos interesses do produtor rural, além da parceria com a Assembleia Legislativa em debates estratégicos para o setor.
“Essa é uma atividade milenar, que é a pecuária, e a gente vem atuando há muito tempo aqui em Mato Grosso, já há várias gerações, na produção do boi e da carne. A Nelore tem um papel fundamental na visão do melhoramento genético, que faz o rebanho dar um salto em produtividade e eficiência, produzindo mais carne em uma mesma área. Também somos muito gratos ao Dr. João pela abertura da Casa para esse trabalho institucional que estamos realizando. Receber a Comenda Jonas Pinheiro é uma honraria muito grande, pois Jonas foi um grande defensor do produtor no estado, e ser homenageado com um nome como esse é uma emoção enorme, algo que realmente deixa a gente sem palavras”.
O deputado Dr. João afirmou que a entrega das comendas e títulos simboliza um reconhecimento público a pessoas que ajudaram a construir a história de Mato Grosso em diferentes áreas, incluindo o agronegócio, e defendeu que o maior patrimônio do estado é o capital humano.
“Essa noite foi uma noite inesquecível. Os títulos e comendas entregues representam o reconhecimento oficial do povo mato-grossense, que os levou a construir toda essa história em todas as áreas, como saúde, educação, segurança, cultura, assistência social, agronegócio, empreendedorismo e tanto mais. Mato Grosso se fortalece porque pessoas assim escolheram servir, trabalhar e contribuir para o bem comum. Costumo dizer que a maior riqueza desse Estado não está feita na sua produção e no seu território, mas na sua gente, na sua população. Recebam não apenas uma honraria, mas a gratidão desta Casa de Leis, que seguirá unida para o desenvolvimento de Mato Grosso”.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário