Mobilix

Mobilix
A Mobilix, novo aplicativo de mobilidade desenvolvido em Mato Grosso Contato 65 99926-3743

Governo de Mato Grosso

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Ciro comenta declarações de Michelle Bolsonaro e diz que 'não está disposto a vender a alma'

O ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) comentou pela primeira vez, nesta sexta-feira (16), as críticas de Michelle Bolsonaro contra ele — que acabaram paralisando as articulações entre ele e o PL Ceará para a disputa pelo Governo do Estado.
Durante passagem por Fortaleza no final de novembro, a ex-primeira-dama afirmou que o deputado André Fernandes (PL), presidente estadual do partido, e aliados se precipitaram ao construir uma aliança em torno de uma possível pré-candidatura de Ciro Gomes.
Apesar de reforçar que tinha o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de receber apoio dos filhos mais velhos do ex-mandatário, André Fernandes acabou dando um passo para trás, após reunião de emergência com Michele e outras lideranças nacionais do PL, e suspendeu as conversas com Ciro.
"Tem que dar o tempo deles. Eu respeito muito isso", disse Ciro Gomes, ao ser indagado sobre a 'suspensão' do diálogo com o PL Ceará.
O ex-ministro esteve na Assembleia Legislativa do Estado (Alece) em reunião com figuras da oposição no Ceará, incluindo Capitão Wagner (União), presidente estadual do União Brasil, e Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza, além de parlamentares.
Histórico de críticas a Bolsonaro
Sobre as declarações feitas por Michelle Bolsonaro, relembrando críticas feitas por Ciro ao ex-presidente Bolsonaro, o ex-ministro reforçou que teve posicionamentos semelhantes durante a gestão de presidentes como Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Lula (PT), atual ocupante do Palácio do Planalto.
"Eu sou uma pessoa de posições. Todas elas são leais, todas elas são claras e eu não estou disposto a vender a alma nem para ser presidente do Brasil, quanto mais para qualquer outro tipo de missão". Ciro Gomes Ex-ministro
Aliança 'precipitada'
Durante o lançamento da pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo) ao Governo do Ceará, Michelle Bolsonaro aproveitou o discurso para fazer uma crítica direta a decisões do PL Ceará.
Após relembrar críticas feitas por Ciro a Bolsonaro, ela virou para André Fernandes e ressaltou: "É sobre essa aliança que vocês se precipitaram de fazer".
No mesmo dia, Fernandes rebateu as declarações de Michelle e disse que "tinha um acordo com Bolsonaro". "Ficou acertado que apoiaríamos Ciro Gomes", disse ele.
"Estou tentando fazer essa construção para derrotar o PT, ter um grande cabo eleitoral no Ceará e ter um candidato de centro-direita. Não aceito que venha alguém de fora dizer que é precipitado ou é errado", afirmou Fernandes.
No dia seguinte, a rusga foi levada para o plano nacional, quando os três filhos mais velhos do ex-presidente ficaram ao lado de André Fernandes e fizeram críticas ao posicionamento da ex-primeira-dama.
Ela, no entanto, reforçou o posicionamento em nota publicada nos stories do Instagram e, na sequência, repostou uma série de vídeos de Ciro Gomes fazendo críticas a Jair Bolsonaro.
Uma reunião da cúpula do PL, realizada no dia 2 de dezembro, acabou levando a uma decisão alinhada às críticas de Michelle Bolsonaro. Após o encontro, que teve a participação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato a presidente, e do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, as tratativas com Ciro foram suspensas.
"A estratégia a ser adotada pelo PL será definida após a análise e a aprovação, por parte da cúpula nacional e da presidência estadual do partido, das alternativas e projetos que serão apresentados pelo deputado", diz a nota do PL, lançada após o encontro.
Quem vai estar na chapa da Oposição?
Ciro Gomes voltou a falar sobre a possibilidade de ser o pré-candidato a governador do Ceará na chapa da Oposição. O ex-ministro chegou inclusive a detalhar quem deve estar presente na chapa majoritária.
"Você deve ver uma chapa comigo, com capitão Wagner, com Roberto Cláudio para compor as chapas majoritárias. Temos a outra vaga de senador para compor com outros aliados", citou.
Com as articulações suspensas, o PL tem dois pré-candidatos ao Senado Federal: o deputado estadual Alcides Fernandes, pai de André Fernandes, e a vereadora de Fortaleza Priscila Costa.
Ciro chegou a demonstrar apoio a Alcides Fernandes, em reunião realizada em maio do ano passado também na Alece. "Espero votar em você para senador", disse para o deputado estadual.
Assessoria/Luana Barros e Marcos Moreira/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário