Mobilix

Mobilix
A Mobilix, novo aplicativo de mobilidade desenvolvido em Mato Grosso Contato 65 99926-3743

Governo de Mato Grosso

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Movimentação Política 2026: Edna Sampaio une centro-esquerda e grupo mira Senado

A ex-vereadora de Cuiabá, Edna Sampaio (PT), movimentou o cenário político de Mato Grosso nesta sexta-feira (23) ao anunciar, no Instagram: ednasampaiooficial por meio de uma carta aberta, sua disposição em disputar uma vaga ao Senado Federal nas eleições de 2026. A iniciativa surpreendeu aliados e integrantes da base petista, já que até então Edna planejava concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Na carta, publicada em suas redes sociais, Edna destacou sua trajetória de quase duas décadas no Partido dos Trabalhadores e sua militância em causas sociais, de gênero e de defesa dos direitos trabalhistas. Ela defende que o PT apresente candidaturas competitivas e comprometidas com o projeto político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reforçando a necessidade de um palanque progressista no estado. A ex-vereadora também criticou a atual bancada federal de Mato Grosso, afirmando que os parlamentares têm se alinhado a pautas “contrárias ao povo”. Para ela, a renovação do Congresso é essencial para fortalecer a democracia e a soberania popular.
Com o gesto, Edna se coloca como possível nome para compor uma dobradinha com Carlos Fávaro (PSD), atual senador e único pré-candidato oficial do campo governista até o momento. A petista defende que o partido indique uma mulher para a segunda vaga ao Senado, fortalecendo o protagonismo feminino e o palanque de Lula no estado.
Edna Sampaio iniciou sua trajetória política em 2018, quando concorreu a deputada federal. Em 2020, foi eleita vereadora de Cuiabá com 2,9 mil votos, tornando-se a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal. Em 2022, disputou o cargo de deputada estadual, ficando como suplente. Seu mandato na Câmara, no entanto, foi marcado por disputas judiciais e cassações — revertidas posteriormente pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Com a reabilitação de seus direitos políticos, Edna volta ao cenário eleitoral com força renovada e o apoio de setores da centro-esquerda, que veem em sua candidatura uma oportunidade de ampliar a representatividade feminina e progressista no Senado.
Régis Oliveira/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário