Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

DESTAQUE DO DIA: Mais de 50 mil professores de MT podem solicitar a CNDB

Ministério da Educação (MEC) entregou, de forma simbólica, mais de 1,7 mil exemplares da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) e 228 vales-computadores de R$ 3 mil para professores de Mato Grosso, nesta quarta-feira, 4 de fevereiro. As entregas foram feitas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante a inauguração do Campus Várzea Grande do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a posse do reitor Julio César dos Santos. No estado, mais de 50 mil professores podem solicitar a CNDB, sendo 24,9 mil em Cuiabá, e mais de 2 mil docentes são elegíveis ao voucher para a compra de computadores.
“Cerca de 65% da aprendizagem do aluno no ensino fundamental depende de um professor. Portanto, nós precisamos ter bons professores em sala de aula, valorizar e reconhecer o seu papel. O professor faz muito mais que transmitir o conhecimento, ele é, muitas vezes, enfermeiro, psicólogo, pai, mãe... Ele cuida do jovem e da criança. Por isso, é preciso criar uma cultura de valorizar a profissão mais importante de uma nação, que é ser professor”, observou.
Representando os docentes do estado, a professora do Campus Várzea Grande, Renata Carvalho, falou que a CNDB unifica a classe e facilita o acesso dos profissionais aos benefícios instituídos, como descontos em atividades culturais. “Antes, a gente tinha que mostrar o nosso holerite e não tinha uma identificação unificada. Essa unificação é simbólica, de um novo passo para uma união nacional dos docentes”, disse.
A CNDB reconhece o trabalho dos professores no país, facilitando o acesso a benefícios garantidos aos educadores das redes pública e privada, em todos os níveis e etapas da educação, como descontos em cinemas, teatros e shows.
Além disso, a carteira pode ser usada para obter condições exclusivas em hospedagem, serviços, ferramentas pedagógicas e produtos de tecnologia, por meio do #TôComProf — uma parceria do MEC com empresas privadas para oferecer vantagens e promover a valorização da profissão docente. Atualmente, mais de 40 empresas participam da iniciativa, que permanece aberta a novas adesões. A lista com as parcerias é divulgada na página oficial do programa. A ação integra o programa Mais Professores para o Brasil.
Agenda – A cerimônia de entrega das carteiras e de inauguração do Campus Várzea Grande faz parte de uma série de agendas que Santana cumpre nos municípios de Várzea Grande e Cuiabá (MT). Dando continuidade aos compromissos, às 11h30, o ministro e a comitiva do MEC seguirão para o campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde será realizada uma visita técnica às obras de construção do Centro de Vivências.
Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa tem como objetivos fortalecer a formação docente; incentivar o ingresso de professores na educação pública; e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
O programa busca atender aproximadamente 2,7 milhões de docentes em todo o país e prevê as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas; Bolsa Mais Professores; Prova Nacional Docente; Portal de Formação; entre outras ações de valorização.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário