Associações, cooperativas e assentamentos rurais protocolaram documento assinado pela Associação Comunitária Mato-grossense da Agricultura Familiar (ACMAF), a Cooperativa Vale da Agricultura Familiar e diversos assentamentos de MT ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), órgão responsável pela titulação de terras e ordenamento fundiário, solicitando o retorno do técnico João Bosco de Moraes, ex-superintendente regional do INCRA em Mato Grosso em períodos passados, com atuações registradas entre 2007 e 2008, e novamente citado em gestões entre 2016 e 2018. Segundo a presidente Edileuza Souza, da Associação Comunitária Mato-grossense da Agricultura Familiar (ACMAF), tanto as associações como as cooperativas e assentamentos desejam o retorno do experiente profissional, comprometido com a regularização fundiária e, em especial, com a titularização dessas propriedades.
Atualmente, João Bosco de Moraes está lotado no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Seu legado de destravamento e solução de titularização das propriedades era extremamente técnico e evolutivo, com expressos resultados positivos ao estado de MT, com avanços significativos nos resultados da regularização fundiária.
As associações, cooperativas e assentamentos rurais destacam ao presidente nacional do INCRA, César Audrighi, um manifesto com mais de 40 entidades — entre associações, cooperativas e sindicatos — que se uniram em uma só voz para manifestar apoio ao retorno de João Bosco de Moraes à Superintendência Regional do INCRA em Mato Grosso.
Em 2018, João Bosco esteve presente na Fazenda Tarumã, em Rosário Oeste, durante audiência pública realizada ao lado da Assembleia Legislativa, representando esperança e avanço para centenas de famílias que acreditavam na regularização de suas áreas. Após sua saída, muitos processos perderam ritmo, ficaram paralisados e comunidades inteiras seguiram aguardando respostas efetivas.
Por isso, esta manifestação pública não representa apenas um pedido pela nomeação de um gestor. Não estamos aqui pedindo apenas a volta de João Bosco de Moraes — isso seria reduzir demais o significado desta manifestação.
Estamos pedindo a volta da segurança jurídica, da previsibilidade institucional e da confiança para cooperativas, associações, sindicatos e milhares de famílias que aguardam há anos respostas concretas sobre regularização fundiária.
São mais de 40 entidades que hoje levantam essa mesma bandeira, por compreenderem que esta indicação representa estabilidade, compromisso institucional e avanço para Mato Grosso.
Mato Grosso precisa de celeridade, compromisso e gestão eficiente. E é por isso que hoje apresentamos este apelo público em defesa de seu nome.
População quer equipe técnica no INCRA de MT e rejeita políticos que travam sistema de regulação no estado.
Régis Oliveira/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🎯Instagram: https://www.instagram.com/caminhopoliticomt
🎯Facebook: https://www.facebook.com/cp.web.96
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário