Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 17 de abril de 2012

"Com ajuda da Secitec, Juiz Federal palestra hoje sobre ‘Lei da Ficha Limpa"


  Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) o juiz Julier Sebastião da Silva, da 1º Vara da Justiça Federal de Mato Grosso, ministra nesta segunda-feira (16) a palestra ‘Os Tribunais de Contas e a Lei da Ficha Limpa’. A capacitação é dirigida aos agentes públicos do Executivo, Legislativo, Fundações e Autarquias de todo o Estado.

           A palestra será realizada no estúdio televisivo do programa educacional ‘MT Preparatório’. De Cuiabá a palestra será retransmitida para os 198 pontos de recepção espalhados em todos os municípios de Mato Grosso, possibilitando inclusive o diálogo e a interação entre os participantes. A ação faz parte do projeto ‘Ensino a Distância (EAD) para a gestão pública’ do TCE-MT.
            Na ocasião o juiz federal irá tratar da nova Lei Complementar nº. 135/2010. A lei foi aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal em maio de 2010 e sancionada pelo Presidente da República, transformando-se na Lei Complementar nº 135, de 04 de junho de 2010. Em fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a lei constitucional e válida para as próximas eleições de 2012. Popularmente nomeada “Lei da Ficha Limpa” seus efeitos podem afastar da vida pública eletiva, réus em processos criminais, cíveis e eleitorais por um período de oito anos. Dentre os casos que podem se tornar inelegíveis está à reprovação das contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas, decisão que cabe aos Tribunais de Contas Estaduais.
            A parceira entre os órgãos públicos foi iniciada em março deste ano e prevê o uso da tecnologia do programa educacional ‘MT Preparatório’, executado pela Secitec, para que o TCE-MT realize palestras e mini-cursos de qualificação. O ‘Termo de Cooperação’ possibilita economia aos cofres públicos, já que assim não é necessário que as Prefeituras e Câmara Municipais custeiem o deslocamento dos agentes e servidores até Cuiabá, o que incluía despesas com alimentação, hospedagem, transporte, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário