Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 11 de abril de 2012

"Parlajovem abre inscrições para estudantes que serão deputados por uma semana"

Os estudantes de escolas públicas ou particulares interessados na política do Brasil têm a chance de serem deputados por uma semana. O programa Parlajovem, Parlamento Jovem Brasil 2012, permite que os estudantes selecionados possam simular a jornada de trabalho dos deputados federais, passando por todas as etapas do processo legislativo.
As inscrições para participar do Parlajovem já estão abertas. O evento ocorre anualmente na Câmara e vai selecionar 78 jovens de todos os estados para virem a Brasília entre 24 e 28 de setembro. A participação é proporcional ao número de deputados e pode variar de 1 a 11 participantes por estado.

Podem participar estudantes entre 16 e 22 anos que estejam cursando o segundo ou o terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e particulares. Para participar, o candidato deve apresentar uma sugestão de projeto de lei na diretoria da escola, juntamente com a ficha de inscrição.

O tema do projeto de lei deve estar relacionado com as áreas de agricultura, meio ambiente, saúde, segurança pública, economia, emprego ou defesa do consumidor. A seleção é feita pelas secretarias de educação estaduais.

O coordenador do Parlajovem, Frederico Almeida, destacou que a proposta é pedagógica, mas os projetos podem se transformar em lei. "Quando os projetos são aprovados na plenária final - geralmente são oito projetos dos 78 selecionados - eles são encaminhados para a Comissão de Legislação Participativa da Câmara, uma comissão real composta por deputados federais”, explica Almeida, ressaltando que, a partir daí, a comissão ou algum parlamentar pode transformar a sugestão em um projeto de lei, que será analisado pela Câmara.

O Parlajovem é realizado desde 2004 e alguns de seus participantes se engajaram no processo político nacional. Frederico Almeida destaca que muitos desses parlamentares jovens passaram a trabalhar com política. "Temos ex-participantes que foram eleitos vereadores, que trabalham com deputados federais, que estão trabalhando no Executivo. Então, realmente eles tomam gosto e acabam seguindo uma carreira pública."

Reportagem - Karla Alessandra/Rádio Câmara

Edição – Daniella Cronemberger

Nenhum comentário:

Postar um comentário