Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 13 de abril de 2012

"Projeto facilita revalidação de diploma estrangeiro"

Proposta de Requião que prevê a revalidação de diplomas de universidades estrangeiras foi debatida ontem no Senado. Cristovam disse que é preciso resolver problema dos "exilados acadêmicos"
O Brasil precisa solucionar o problema de seus "exilados acadêmicos", disse ontem Cristovam Buarque (PDT-DF) durante audiência pública sobre o projeto de lei que trata da revalidação de diplomas emitidos por instituições estrangeiras de ensino superior. Ao anunciar seu voto favorável à proposta, o senador sugeriu que se beneficiem não apenas futuros estudantes, mas também os que já fizeram cursos no exterior.


Trata-se de uma questão de direitos humanos. Dezenas de milhares de jovens são hoje praticamente exilados acadêmicos, pois podem entrar no país, mas não no consultório ou no escritório de engenharia — afirmou, durante audiência conjunta das comissões de Relações Exteriores (CRE) e de Educação (CE).

De autoria de Roberto Requião (PMDB-PR), o PLS 399/11 estabelece que "os diplomas de cursos de graduação, mestrado ou doutorado de reconhecida excelência acadêmica, expedidos por instituições de educação superior estrangeiras, poderão ter revalidação ou reconhecimento automático". Caberá ao poder público divulgar a lista de cursos reconhecidos.

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Amaro Lins, considerou oportuno o debate, no momento em que existe falta de profissionais em diversos ramos da economia brasileira. 

Mais de 20 mil brasileiros que fizeram curso no exterior não têm seus diplomas reconhecidos, segundo o presidente da Associação Nacional de Pós-Graduados em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior, Vicente Celestino de França. 

 Não queremos revalidação sem qualidade — disse.

Ao apresentar a posição das universidades federais, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, Divina Cardoso, observou que mais da metade dos títulos que chegam de outros países não podem ser reconhecidos.

Tomando por base minha instituição, a grande maioria dos diplomas que chegam para ser reconhecidos provêm de instituições totalmente desconhecidas. 

Senador(es) Relacionado(s):
Cristovam Buarque
Roberto Requião

6 comentários:

  1. É isso ai Requiao, aki tem mtos brasileiros e principalmente mtos Paranaenses, façam como em Pernambuco ai vai mudar mta coisa para nós...

    ResponderExcluir
  2. Parabens Requiao.O fato eh que o brasil nao aceita disciplinas cursadas fora. A melhor instituicao do pais a USP tem uma media de revalidacao de apenas 30% dos estudantes que entram para revalidacao. Minha esposa que eh formada nos EUA em enfermagem, eh professora de enfermagem nos EUA em duas universidades e teve a revalidacao de estudos dela negada no Brasil. Um absurdo de marca maior. Assim? sendo, A lei para um deveria ser a lei para todos.
    pesquise no google por revalidacao ilegal e compartilhe a historia

    ResponderExcluir
  3. infelizmente as Universidades estão deixando muito a desejar com relação a revalidação de diploma de mestrado feito no exterior. Infelizmente o Acordo Luso-brasileiro não está sendo respeitado.

    ResponderExcluir
  4. conheço 5 mil estudantes brasileiros, que fizeram mestrado na Universidade Internacional de Lisboa entre 2002 e 2006 e até hoje seus diplomas não foram revalidados, simplesmente porque não existe apoio e valorização do estudante de mestrado no Brasil. o que o anônimo disse é a mais pura verdade,o Acordo Luso Brasileiro precisa ser respeitado e a revalidação deve ser automática

    ResponderExcluir
  5. PELA REVALIDAÇÃO AUTOMÁTICA URGENTE!!
    QUEM FAZ MESTRADO NO EXTERIOR ACABA GASTANDO BEM MAIS DO QUE QUEM FAZ MESTRADO NO BRASIL. O PROCESSO É O MESMO!!
    GERALMENTE AS BANCAS SÃO COMPOSTAS DE DOUTORES E PÓS DOUTORES. ABAIXO A DISCRIMINAÇÃO!! QUEM FAZ MESTRADO E QUALQUER OUTRO CURSO NO EXTERIOR NÃO DEVE SER UM EXILADO ACADÊMICO. NOSSOS GOVERNANTES DEVEM SEGUIR O EXEMPLO DE REQUIÃO E CRISTÓVÃO. VAMOS CRESCER E NÃO RETROCEDER.

    ResponderExcluir
  6. fiz o mestrado pela universidade internacional e conclui em 2005, até hoje meu mestrado não foi revalidado!! Os trâmites burocráticos são muitos e estamos perdendo tempo com isso. Por quase uma década sendo exilada em meu próprio país, isso é um absurdo!Meu sonho sempre foi dar um ensino melhor p meus alunos, mas o meu país resiste ao crescimento impondo a quem faz mestrado strictu sensu no exterior o exílio acadêmico. Isso deve parar imediatamente. PELA REVALIDAÇÃO URGENTE!! Que o governo pague aos estudantes por tanta demora e enrolação!

    ResponderExcluir

Ame,cuide e respeite os idosos