Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

terça-feira, 24 de julho de 2012

"Comissão analisa proposta que incentiva sistema de irrigação que economiza água "

O agricultor que financiar sistema de irrigação que economiza água poderá pagar taxas de juros menores. Projeto de lei com esse objetivo, do senador licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ), está pronto para ser votado na Comissão de Meio Ambiente (CMA), em decisão terminativa.

A proposta (PLS 738/11), já aprovada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), determina a redução de juros para financiamentos de equipamentos que são mais eficientes no uso da água, como gotejamento e microaspersão. De acordo com o texto, os encargos anuais para esses sistemas devem ser pelo menos um ponto percentual menor que os juros cobrados aos demais sistemas.

Para o autor, a medida promoverá a substituição de sistemas menos eficientes de irrigação e reduzirá o consumo de recursos hídricos. A irrigação por gotejamento ou microaspersão, de acordo com Crivella, também torna mais difícil a salinização do solo.

O senador Blairo Maggi (PR-MT), relator da proposta nas duas comissões, explica que nesses sistemas de irrigação, 90% da água aplicada fica disponível para a planta. Essa eficiência, diz, não ocorre em outros sistemas de irrigação, como aspersão convencional, pivô central e canhão hidráulico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário