Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

PROGRAMA ADILSON COSTA com RÉGIS OLIVEIRA

PROGRAMA ADILSON COSTA com RÉGIS OLIVEIRA
na Rádio Cuiabana FM 106.5 de Segunda a Sexta das 16hs ás 17hs e nas plataformas digitais.

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 28 de julho de 2012

"Sancionada lei que visa aprimorar programas educacionais"



O presidente em exercício, Michel Temer, sancionou na quarta-feira  projeto que promove mudanças em uma série de programas de educação, principalmente rural, e destina mais recursos a eles. O Projeto de Lei de Conversão (PLV) 10/12, decorrente da Medida Provisória (MP) 562/12, foi transformado na Lei 12.695/12.


O texto prevê a institucionalização do Plano de Ações Articuladas (PAR) e inclui os polos presenciais do sistema de educação a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na assistência financeira do Programa Dinheiro Direto na Escola. O Ministério da Educação autorizou a criação de mais de 600 polos presenciais do sistema UAB. A expectativa é que se chegue a 900 polos. O custo para o apoio está estimado em R$ 30 mil por polo/ano.


O projeto também contempla com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) instituições comunitárias que atuam na educação no campo; destina recursos da União para a Educação de Jovens e Adultos (EJA); e inclui, entre as atribuições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a de subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas e no desenvolvimento de atividades de suporte à formação de profissionais de magistério para a educação básica e superior e para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.


 A Capes poderá pagar bolsas e firmar convênios que beneficiem os profissionais do magistério da educação básica. A lei autoriza ainda o Poder Executivo a conceder bolsas aos professores das redes públicas de educação e a estudantes beneficiários do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).


A União fica autorizada a transferir recursos aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios — destinados às redes públicas de educação básica, observando as metas e as diretrizes fixadas pelo Ministério de Educação — sem a necessidade de convênio, ajuste, acordo ou contrato.


Jornal do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário