Excelência na Licitação e Contratação
Realização: 03 a 05 de Setembro de 2012
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Apresentação
A
importância econômica e social das OBRAS PÚBLICAS para o
desenvolvimento nacional fez com que a APRIMORA elaborasse um evento
especial, com os melhores palestrantes da área, para levar aos
profissionais responsáveis pela condução desses processos - desde a
comissão de licitação até a equipe que atesta o recebimento da obra – os
principais cuidados a fim de garantir a efetiva conclusão do
empreendimento por um custo adequado. A abordagem inovadora procura
relacionar questões que nem sempre são lembradas na busca da
materialização de empreendimentos públicos: gestão da licitação,
elaboração de orçamento, uso do SINAPI, e gerenciamento de contratos. O
seminário apresentará conceitos relacionados ao tema com foco nos
procedimentos para definição e contratação de valores compatíveis com os
de mercado.
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| Publico Alvo
Membros
das comissões de licitações; gerentes, chefes de divisão e técnicos de
órgãos da administração pública federal, estadual, municipal e empresas
públicas; Profissionais envolvidos direta ou indiretamente no processo
de contratação e fiscalização de obras públicas; e técnicos responsáveis
pelo controle administrativo e interno.
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| Questões Relevantes
Compreender
as recomendações e prescrições da Lei 8.666/93, da IN 02/2008 – afetas à
matéria –, aplicando-as à elaboração de termo de referência para a
contratação de serviços a serem prestados mediante terceirização;
Elaborar uma minuta de termo de referência, contendo todos os elementos essenciais; Utilizar o Acordo de Níveis de Serviços como no planejamento e na fiscalização do contrato de terceirização; Utilizar o termo de referência como uma ferramenta de fiscalização eficiente da execução dos serviços; Conhecer a jurisprudência dos Tribunais Superiores e do TCU aplicáveis às matérias abordadas durante o curso. |
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| Palestrantes:
Cláudio Sarian Altounian
Autor
do livro OBRAS PÚBLICAS: LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E
UTILIZAÇÃO (Editora Forum, 2009, 2.a edição). Ocupa atualmente a função
de Secretário de Planejamento e Gestão da Corte de Contas. Exerce função
de dirigente do Tribunal de Contas da União – TCU há quinze anos, sete
dos quais como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e
Patrimônio da União – Secob. Formado em Engenharia pela Escola
Politécnica da Universidade de São Paulo - USP e em Direito pelo Centro
Universitário do Distrito Federal - UniDF, e pós graduado nas áreas de
Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e de
Auditoria de Obras Públicas pela Universidade de Brasília – UnB. No
setor privado, atuou como engenheiro responsável pela execução,
planejamento e orçamento de prédios residenciais, shopping centers,
obras industriais e rodoviárias.
Professor de cursos na área de obras públicas: "Licitação e
Contratação"; "Gerenciamento de contratos"; "Avaliação e Orçamento" e
"Auditoria" e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais
relativos a temas ligados a obras públicas e a meio ambiente.
Antônio Jorge Leitão
Mestre
em Economia para Empresas (UCB), especialista em Matemática (UNB) e em
Administração Financeira (UDF), o engenheiro (UNIUBE) civil Jorge Leitão
é analista judiciário do quadro efetivo do Tribunal Regional Federal da
1ª Região. Atuou, também, no Ministério Público do Distrito Federal e
Territórios e no Tribunal Superior Eleitoral, dentre outros órgãos
públicos. Teve experiência de oito anos na iniciativa privada como
sócio-diretor de empresa de engenharia na área de obras públicas, e
antes disso atuou na fiscalização de obras rodoviárias nos Departamentos
de Estradas de Rodagem de Goiás e do Tocantins. Em seu currículo Jorge
traz, também, experiências como acadêmico. O ano 2011 vem sendo de
dedicação a palestras, mas atuou como professor de graduação e
pós-graduação em Faculdades de Brasília e Goiânia, nos cursos de
Engenharia, Economia e Administração,
ministrando aulas de Cálculo, Micro-Economia e Finanças. É autor da obra
"Obras Públicas: Artimanhas & Conluios." Há que se destacar, ainda,
os créditos internacionais do autor, com duas grandes experiências
profissionais: a primeira como membro da comitiva brasileira selecionada
para participar do plebiscito para independência do Timor Leste (com
treinamento em Darwin na Austrália), em 1999, pela ONU, e a última como
convidado do Governo da República Popular da China, para participar do
curso Clean Energy for Developing Countries, em 2009, nas cidades de
Pequim, Chengdu e Shanghai.
Carlos Sebastião da Costa
Exerce
cargo de Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da
União – TCU há dez anos, cinco dos quais como diretor na Secretaria de
Fiscalização de Obras – Secob, unidade coordenadora da sistemática anual
de fiscalização de obras – Fiscobras -, nas quais avaliam-se as
licitações e contratações em seus diversos aspectos, como formação dos
preços, adequação dos projetos básicos e executivos, celebração dos
contratos e seus aditivos, medições e cronogramas, dentre outros.
Coordenou a participação do Tribunal na Rede de Controle da Gestão
Pública, a qual desenvolve ações integradas por diversos órgãos de
controle direcionadas à fiscalização da gestão pública e ao diagnóstico e
combate à corrupção, sendo exemplo a atuação que ora se faz em relação à
Copa do Mundo de 2014. Formado em Engenharia pela Universidade Federal
de Mato Grosso do Sul e
pós graduado em Auditoria de Obras Públicas pela Universidade de
Brasília – UnB. Atuou por mais de quinze anos no setor privado, como
engenheiro responsável por orçamento, planejamento e execução de obras,
tanto de empreendimentos privados como de empreitadas de obras públicas.
Instrutor em atividades de capacitação em auditoria de obras públicas,
no TCU, em diversos órgãos da Administração Pública nacional e também
entidades de fiscalização estrangeiras (Controladoria do Peru e Tribunal
de Contas de Cabo Verde), e palestrante em diversos encontros técnicos e
simpósios relativos a auditoria de obras públicas.
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Resumo do Conteúdo Programático:
Prof. Cláudio Sarian Altounian
1. Introdução Considerações iniciais; Histórico; Características importantes de obras; Principais definições e conceitos. 2. Leis e normativos aplicáveis Considerações iniciais; Constituição Federal; Lei de licitações – Lei n° 8.666/93; Aplicabilidade e Exceções; Plano Plurianual – PPA; Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO; Lei Orçamentária Anual – LOA; Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF; Leis e resoluções relativas à profissão de engenheiro; Instruções Normativas; Resoluções Conama; Súmulas e decisões dos tribunais superiores. 3. Etapas de contratação do empreendimento – Visão geral Fase preliminar à licitação; Fase interna da licitação; Projeto básico; Licenciamento ambiental; Preparação do edital ou convite; Projeto executivo; Fase externa da licitação; Fase contratual; Assinatura do contrato e ordem de serviço; Fiscalização da execução da obra; Recebimento da obra; Fase posterior à contratação. 4. Fase preliminar à licitação Considerações iniciais; Programa de necessidades; Estudos preliminares; Anteprojeto de engenharia; Considerações finais. 5. Licitação – Fase interna Caracterização da obra Projeto básico; Conceitos e Requisitos; Responsabilidade pela elaboração e acompanhamento; Contratação do projeto básico; Validação; Licenciamento ambiental; Orçamento detalhado – Preços; Referência de preços e BDI; Projeto executivo; Documentação "as built"; Previsão de recursos orçamentários; Modalidades de licitação; Parcelamento e fracionamento; Tipos de licitação; Forma e regime de execução; Forma e limite para pagamento; Prazos de execução; Garantias; Minuta do contrato; Regras para habilitação dos interessados; Qualificação técnica operacional e profissional; Consórcios; Regras para o julgamento. 6. Licitação – Fase externa Publicação e prazos Constituição e atuação de comissão de licitação; Procedimento e julgamento; Análise da habilitação; Análise das propostas de preços; Recursos; Estudo de caso. Prof. Carlos Sebastião da Costa 7. Avaliação de valores para contratação de obras e Orçamento Principais conceitos; Importância da avaliação de custos nos estudos iniciais; Avaliação expedita; Custos; Custo direto e indireto; Preço; Insumos; Serviços; BDI (Benefício/Bonificação e Despesas Indiretas); Planilha orçamentária; Cronograma físico-financeiro; Curva ABC; Custos; Custos de insumos; Custo de serviços; Obtenção dos custos de insumos ou serviços. 8. O Sinapi e sua utilização Principais conceitos; Metodologia; Formas de consulta; Utilização de referências; Criação de composições; Elaboração de orçamento; Justificativas para extrapolação de valores referenciais; Exercícios. 9. Jurisprudência do TCU aplicada a preços de obras públicas Principais Acórdãos que tratam do tema Estudo de casos. Prof. Antônio Jorge Leitão 10. Tópicos introdutórios Regime de empreitada por unidades determinadas Regime de empreitada por preço global Garantia com cláusulas imperfeitas quando da assinatura do contrato Antecipação de pagamento e pagamento antecipado Critérios de aceitabilidade de preços (LDO) 11. Tipos de superfaturamento de obras 12. Subcontratação: cuidados e obrigações 13. Cuidados com o BDI Inclusão do IRPJ e CSLL no BDI Inclusão indevida de parcelas referentes a tributos e/ou encargos Duplicidade de contagem no BDI Inclusão indevida de despesas na composição do BDI Inclusão de uma única taxa de BDI em todos os itens constantes do orçamento Calculo do BDI 14. Medições de serviços Medições de serviços nos regimes de preço global e unidades determinadas Boletim de medições e memorial descritivo Reajustamento contratual 15. Aditivos contratuais Alteração da concepção dos projetos licitados Acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto Alteração do prazo de execução da obra Limites de aditamento Aditamentos contratuais nos regimes de preço global e unidades determinadas Caracterização do "jogo de planilha" Métodos utilizados para combater o "jogo de planilha" Método do balanço dos efeitos financeiros das modificações quantitativas Método do desconto 16. Recomposição da equação econômico-financeira do contrato Motivos que não justificam o reequilíbrio econômico-financeiro Motivos que justificam o reequilíbrio econômico-financeiro Casos particulares e exemplares Fato impeditivo à execução do contrato Alteracão da legislacão tributária Alteracão na legislação trabalhista Majoração de preços já cobertos pela cláusula de reajustamento contratual Variações Cambiais Crises econômicas Fatos previsíveis, porém de conseqüências incalculáveis 17. Pagamento de serviços não previstos contratualmente (química) 18. Descumprimentos quanto aos recolhimentos trabalhistas e previdenciários pode levar a retenção de pagamentos? 19. Responsabilidades e Garantias na Execução dos Serviços Responsabilidades do Construtor e a Obrigação de Reparar o Dano A Doutrina e a Jurisprudência quanto à Solidez e à Segurança Ajuizamento da Ação de Indenização ao Erário |
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Informações:
Data de Realização: 03 a 05 de Setembro de 2012 Horários: das 8:30 hrs. às 12:00 hrs. e das 13:00 hrs às 17:30 hrs. Realização: Brasília - DF / O local específico do evento será definido com dez dias de antecedência. Carga horária: 24 horas. Confirme sua inscrição com até 15 (quinze) dias de antecedência da realização do evento e pague o valor promocional de R$ 2.240,00. Após este prazo o valor será de R$ 2.340,00. PARA CADA 4 (QUATRO) INSCRIÇÕES DE UM MESMO ÓRGÃO, VINCULADAS À MESMA FONTE PAGADORA, SERÁ DISPONIBILIZADA A 5ª INSCRIÇÃO COMO CORTESIA. Incluso: 1. Livro: "Obras Públicas: Licitação, Contratação, Fiscalização e Utilização" de autoria de Cláudio Sarian Altounian. 2. Livro: "Obras Públicas: Artimanhas & Conluios" de autoria de Antônio Jorge Leitão. 3. Material de apoio: apostila, pasta, bloco de anotações, caneta, certificado de participação, almoços e coffe-breaks no local do evento. |
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
"Seminário Nacional de Obras Públicas"
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e Editado por Caminho Político - Anuncie: caminhopolitico@hotmail.com - 55 65 9 9293-3962
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2:02:00 PM
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