Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 9 de maio de 2013

"AL/MT avança com a CPI da Telefonia Móvel"

A CPI da Telefonia Móvel avança na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com o intuito de apurar possíveis irregularidades na prestação de serviços oferecidos aos usuários pelas companhias. Nessa semana a Casa Cidadã definiu os membros que comporão a Comissão, tendo como presidente o mentor dessa proposta, o parlamentar Ondanir Bortolini –Nininho (PR/MT), da Região Sul do Estado (Rondonópolis). A instauração da CPI deve cumprir prazo regimental e está prevista para semana que vem.

O vice-presidente será o deputado por Sinop (Região Norte), Dilmar Dal Bosco e Guilherme Maluff (Baixada Cuiabana), foi escolhido relator. São ainda membros titulares os deputados Wagner Ramos e Baiano Filho. Foram escolhidos suplentes: Mauro Savi, J. Barreto, Airton Português, Ezequiel Fonseca e Romualdo Junior.

A comissão terá um prazo de 180 dias para investigar as irregularidades, sendo aceita prorrogação de 20 dias somente na fase de entrega de relatório. Nininho avalia que a má qualidade dos serviços prestados pelas operadoras foi ponto congruente na hora da coleta de assinaturas em favor da criação da Comissão, o que facilitou ao parlamentar avançar mais essa fase pela CPI da Telefonia Móvel.

Ele também destaca que o serviço de telefonia, segundo o órgão de defesa do consumidor, Procon, é o campeão de reclamações. Devido à ineficiência dos serviços prestados, outros estados como Rio Grande do Sul, Tocantins, Acre, Roraima, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul já realizam a CPI. Em São Paulo já foi concluída.

Em Mato Grosso ainda serão ouvidos representantes das operadoras Vivo, Claro, TIM e Oi, além da Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Procon, envolvendo o Procon e o Ministério Público Estadual.

A CPI terá poderes de investigação próprios de autoridades judiciais e outros previstos no Regimento Interno da Casa Cidadã. Poderá determinar diligencias, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, requisitar de órgãos e entidades informações e documentos, além de outras previsões.

AUDIÊNCIA MARCADA

Ainda esse mês está prevista a primeira audiência pública para debater a qualidade dos serviços de telefonia móvel, em uma parceria entre a AL/MT e a Câmara Federal. Atendendo a uma solicitação do deputado Nininho, o presidente do PR em Mato Grosso, Wellington Fagundes aprovou na Câmara Federal requerimento para realizar no dia 22 de maio, às 14 horas, na AL/MT a primeira reunião com a Comissão, na presença confirmada do presidente da Anatel, Sr. João Batista Rezende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário