Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

"Indicações de José Domingos beneficia 35 municípios"


“Fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações”

O deputado José Domingos Fraga (PSD), encaminhou à Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), 35 indicações, em uma única sessão na Assembleia Legislativa (AL). Apesar do conteúdo das referidas proposições serem o mesmo, o parlamentar beneficia 35 cidades de Mato Grosso com seu trabalho.

Em sua ementa, Fraga propõe que a Setas viabilize projeto executivo para a construção das obras físicas dos prédios que destinados ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e ao Centro Especializado da Assistência Social (CREAS), para atender aos munícipes de várias cidades do Estado. Segundo José Domingos, a proposição fez-se necessária uma vez que agentes políticos de diferentes cidades o procuraram com o mesmo propósito.

“Devemos ter em mente que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social”, explicou o deputado.

Quanto ao conceito e papel do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o parlamentar explica que é preciso ter em mente que o órgão configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto).

Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos CREAS devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território, segundo Fraga, é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.

“O CREAS deve buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada”, explanou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário