Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

"Setor produtivo se reúne nesta sexta contra aumento de imposto na compra de maquinário"

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado licenciado Zeca Viana (PDT), reúne-se nesta sexta-feira (13) com representantes do setor produtivo para tratar do imposto cobrado no ato de entrada de máquinas agrícolas em Mato Grosso.
A reunião acontecerá a partir das 9h, na sede da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), com a presença da diretoria da instituição.
Ocorre que, conforme explica Viana, o Governo do Estado ameaça aumentar a carga final do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente nas operações de entrada de máquinas e implementos agrícolas em Mato Grosso.
Hoje, os empreendedores rurais que compram maquinários fora do estado pagam ao Governo do Estado 1,5%, do valor universal do bem. Contudo, explica o presidente da FPA, o Governo fez recentemente uma tentativa, frustrada, de aumentar o valor da transação para 5,6%.
“E agora, mais uma vez, a Secretaria de Fazenda [Sefaz] tenta ludibriar o consumidor editando decretos e portarias cruzadas e dúbias que elevam os tributos e lesam o consumidor. Desta vez, a taxa de imposto deve chegar a 12,9%”, pontua.
Para Viana, se a tentativa de aumento do ICMS se concretizar, o Governo inviabilizará a renovação do parque de máquinas do estado, comprometendo a produção agropecuária.

“Será um duro golpe no setor produtivo, que hoje corresponde a mais de 72% do PIB do Estado. O setor do agronegócio é a mola propulsora do desenvolvimento de Mato Grosso”, falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário