Chapéus, berrantes, botas, celas de montaria, cestos, entre outros apetrechos compuseram o cenário da Missa Sertaneja, celebrada na Paróquia Santa Cruz, em comemoração aos 70 anos de Barra do Bugres (comemorados em 19 de abril).
A igreja estava lotada, a equipe de música vestida a caráter fez bonito ao entoar e tocar os cânticos e a liturgia foi preparada especialmente para celebrar uma data tão especial, o aniversário de 70 anos da cidade em que muitas famílias escolheram para morar.
Padre Osvaldo Scheffer iniciou a celebração agradecendo ao trabalho realizado pelo
prefeito Júlio Florindo, secretários e servidores em benefício da população e lembrou da difícil tarefa de administrar uma cidade e ainda perguntou aos fieis o que cada um tem feito por Barra do Bugres. “Temos que assumir nosso compromisso de construir nossa cidade. Ame sua cidade”, ressaltou o padre.
Produtos símbolos
Os produtos que simbolizam a riqueza do município e a fonte geradora de emprego e renda para as famílias foram levados até o altar durante o ofertório.
Cana-de-açúcar: a cultura tem papel fundamental no desenvolvimento do município gerando milhares de empregos diretos e indiretos. Da cana são produzidos álcool, açúcar, energia e outros produtos.
Berrante: outra geradora de emprego e renda e uma das principais fontes de alimentação da população. O berrante também prestou homenagem aos boiadeiros que cuidam dos rebanhos e aos pecuaristas.
Vara de pesca: uma das mais antigas profissões para a atividade de subsistência. Em nosso município a pesca tem se destacado na área turística, por meio do Festival de Pesca.
Viola de cocho: instrumento típico da cultura mato-grossense muito usado nas festas de santos, entre elas a Festa de Santa Cruz.
Peixe: simboliza a riqueza de nossos rios Bugres e Paraguai, que são fontes de alimentação.
Água: fonte de vida e razão maior para preservá-la.
Agricultura familiar: seus produtos representam o cultivo da terra pelas famílias nas pequenas propriedades, tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar.
O prefeito Júlio Florindo e a primeira-dama, Vivian Caran, o vice-prefeito, João Bosco, vereadores e secretários participaram da cerimônia, que também contou com uma apresentação de alunos da Escolinha de Violão, do Projeto Social Doce Vida, da Associação Barralcool.
“Agradecemos a presença de todos nesta missa muito bonita e que foi preparada com muito carinho por todos que estiveram envolvidos. O momento foi de celebrar os 70 anos de nossa querida Barra do Bugres e também de agradecer a Deus por todos os dias estar ao nosso lado e nos conduzir e iluminar nosso caminho e nossas decisões”, disse o prefeito. “Peço que todos continuem fazendo suas orações e pedindo a Deus que nos ilumine em nossa jornada”, acrescentou.
Colaboradores
Antes de finalizar a celebração, padre Osvaldo aproveito para fazer a entrega dos primeiros certificados para instituições e famílias que são parceiros e sempre ajudam nos trabalhos da igreja.
O primeiro certificado de agradecimento foi entregue à Prefeitura de Barra do Bugres, que foi representada pelo vice-prefeito João Bosco. Ainda foram contemplados pela certificação Adilson Dias Mendes, Agostinho Sansão, a Câmara de Vereadores (representada pelo vereador Jamil Pinheiro), José e Júlia Sansão, Admilson e Célia e Júlio Florindo e família.
.jpg)

.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário