Um dado curioso na pesquisa Mark/RDNews publicada ontem (10) aponta que o 'novato' jornalista José Marcondes Muvuca ganharia, na modalidade espontânea (a mais importante), de Silval Barbosa, Jaime Campos, Chico Daltro e do juiz Julier na avaliação dos eleitores sobre em quem votariam ao Governo do Estado este ano.
Embora 76,4% dos entrevistados ainda não sabe em quem votar, o resultado é uma surpresa, alguém que nunca ocupou cargo eletivo, tendo estrutura beirando a zero, tenha se destacado à frente do governador do Estado e seu vice, um senador da República e um juiz federal que, juntos, estampam as páginas de sites e jornais todos os dias.
Na modalidade estimulada, Muvuca está à frente do juiz Julier e do senador Cidinho em todos os cenários. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 8 deste mês, antes mesmo do jornalista colocar o 'pé na estrada', visitando municípios do interior, dirigindo o próprio carro, sem assessores.
Fazendo o tipo peregrino, e tendo o sangue revolucionário do avô José Marcondes dos Santos que percorreu a Coluna Prestes e teve que se exilar na cidade de Alto Paraguai para escapar das tropas de Vargas que assassinavam aqueles que se opunham ao sistema, Muvuca disse que já dispensou avião, dinheiro e outras mordomias de financiadores que ofereciam 'ajuda'. "Não aceito certas vantagens de origem duvidosa, seria como ser cooptado pelo sistema contra qual eu luto, e não estou lutando somente por mim ou meu bem-estar, e sim por um povo sofrido, me apresentando como uma alternativa a tudo que está aí", disse.
Portando-se para uns como um anti-candidato, para outros como um sonhador lunático, fato é que com seu posicionamento e esforço beirando o limite da resistência física, chegando a dirigir 600 km num só dia e fazendo ao mesmo tempo articulações, conversas, respondendo a todos que o procuram, inclusive no facebook, respondendo processos de adversários, etc, Muvuca vem demonstrando a raça de muitos que não topariam sair da sua zona de conforto para uma empreitada desta envergadura, lutando contra todos os 'reis e reinados' contra os quais ele disputará a eleição ao governo do Estado em 2014.
Em sua página do Facebook o jornalista postou que "Nenhuma revolução é possível sem o esforço sobre-humano de alguém a quem Deus colocou uma missão no coração." Ele acredita, porém, que esta mensagem e forma de agir somente chegará ao grande eleitorado quando começar a propaganda na TV, e será lá que mostrará seu contraste entre os outros candidatos revelando mais de sua personalidade, pregando uma mudança real a tudo que está aí.
A dois meses das convenções partidárias, Muvuca está oscilando em todas as pesquisas na casa dos 2%, um número que já lhe dá direito de participar dos debates eleitorais e mostrar ao grande eleitorado se realmente tem preparo para enfrentar os adversários também no campo das ideias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário