Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

segunda-feira, 21 de julho de 2014

"“ A segurança da fronteira é fundamental”, diz deputado"

Ciente do aumento do trafico de drogas , além das consecutivas apreensões na região de fronteira o deputado estadual Airton Português(PSD) destaca que a segurança da região de fronteira é fundamental.
“ Esse crescimento preocupa à toda sociedade. visto que há muitos municípios que vivem do agronegócio , intenso fluxo de veículos e moradores”, diz Português. O Exército assegurou que continuará atuando na região”, disse o deputado . O parlamentar defende a permanência do Exército na fronteira, como também de toda a segurança estatal que hoje existe a serviço do cidadão.
“ Em fevereiro participamos de uma manifestação na fronteira com a Bolívia defendendo mais segurança para aquela região”, destacou parlamentar, que passou um dia no distrito de Corixa, a 90 quilômetros de Cáceres em conversa com o povo e lideranças políticas pela permanência do Exército na região. 
São frequentes as reclamações dos moradores dos municípios fronteiriços em relação ao alto índice de assaltos, furtos, ataques aos produtores da região.
Por conta disso, em janeiro , o deputado fez gestão junto a Secretaria de Estado de Segurança por mais segurança na região de fronteira, quando constatou que suas reivindicações estão sendo atendidas, com mais equipamentos.
Tendo em vista que o policiamento recebeu sete vans, 24 motos, 1 guincho, quatro veículos scanner, que detectam drogas escondidas em malas e outros esconderijos. Dois deles inclusive detectam drogas em malas, sem a necessidade de retirá-las dos veículos, ou seja, dispõem de raios-X do interior do veículo, entre outros equipamentos .
No ano passado , foram entregues pelo governo uma ordem de R$ 7 milhões em equipamentos.
O Ministério da Justiça informou que deve doar todos os equipamentos usados nos centros integrados de segurança montados nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, transformando as estruturas temporárias em permanentes, para atuação em grupo entre as forças de segurança estaduais e federais.
A probabilidade foi tema de reportagem da Folha de S. Paulo, que apontou que, ao todo, o Governo Federal investiu aproximadamente R$ 70 milhões em equipamentos para cada centro de segurança. 
A reportagem mostra tem o objetivo de reforçar o controle nas fronteiras com outros países e nas divisas dos Estados.
No município de Cuiabá o Centro Integrado de Segurança foi construído dentro do prédio já existente da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Na Capital, além dos Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CICCM) também forma investimentos do Governo Federal , a compra de equipamentos de informática de alta tecnologia, software, mobiliários e viaturas. 
A cidade de Cuiabá também recebeu 25 notebooks, vídeo wall e uma sala-cofre – ambiente blindado para proteger de forma total o data center da segurança contra fogo, calor, umidade, gases corrosivos, incêndio, inundação, arrombamento, explosão e magnetismo.
Foram entregues, ainda para a Copa do Mundo, duas plataformas de observação elevada, um imageador aéreo, uma delegacia móvel, infraestrutura não técnica, mobiliário, solução integrada e rede wan.
Cristina Cavaleiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário