Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sábado, 6 de setembro de 2014

"ARTIGO:FHC, Dante, Lula e Dilma"

  A História surpreende sempre. Um fato dessemelhante numa época se mostra tão parecido em outra. Em1994 o presidente Fernando Henrique Cardoso assumiu o governo do Brasil, no primeiro mandato, trazendo na frente a sua bíblia: o Plano Real. Foi um avanço surpreendente. 
A inflação que comia o salário dos trabalhadores ao nível de até 70% ao mês foi dominada. Um grande feito. Um operário que ganhasse R$ 1 mil no dia primeiro do mês, no dia 30 só tinha poder de compra de R$ 300. A inflação tinha comido o resto. O sucesso deu a reeleição a FHC que se manteve num segundo mandato pobre ainda vivendo às custas do primeiro. Na eleição do sucessor, o governo FHC não tinha nada de promessa pra oferecer ao eleitor, que preferiu trocar o PSDB pelo PT de Lula.
            Lula entrou em 2003 com emocionadas promessas sociais. Não deu certo, exceto o programa de bolsa família, que se transformou numa bomba do terrorismo eleitoral do Partido dos Trabalhadores para não deixar o poder. De novo, Lula caiu na armadilha de FHC ao não ter nada de concreto a oferecer como futuro. Conseguiu eleger Dilma, sua sucessora que, definitivamente, não tem nada a oferecer senão um pais quebrado em fase de argentinização.
            Em Mato Grosso, em 1994 elegeu-se governador Dante de Oliveira que realizou a chamada reforma fiscal e redimensionou a estrutura administrativa do governo estadual. Foi um salto grande que lhe rendeu a reeleição em 1998. Em 2002, Dante também não tinha construído o salto de qualidade do projeto da reforma fiscal. Não havia futuro claro pra oferecer ao eleitor. Este preferiu trocá-lo pelo empresário Blairo Maggi que também se reelegeu.
            O traço em comum entre FHC, Dante, Lula e Dilma é a incapacidade de todos de desenharem um projeto de governo para depois deles. Morreram  politicamente presas da sua inércia. No caso do governo Lula, o último penalizado nesse processo, o bolsa família não bastou como projeto perene de vida pros brasileiros. Faltou saúde, faltou educação, faltou transporte coletivo, faltou segurança e sobrou discursos.
            Depois do Plano Real, os brasileiros querem futuro. Se não perceberem, trocam os governantes!
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso
onofreribeiro@terra.com.br    wwww.onofreribeiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário