Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

"Casildo Maldaner defende projeto que exige transparência das finanças de concessionárias"

O senador Casildo Maldaner (SC) pediu à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) rapidez no exame do projeto de sua autoria que obriga concessionárias de serviço público a divulgar periodicamente suas demonstrações financeiras, seguindo o modelo das sociedades anônimas (PLS 365/2013).

O projeto já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde, informou o senador, recebeu emenda para acabar com uma situação que vem se repetindo atualmente. Ele disse que muitas vezes uma construtora fica com a concessão de uma rodovia, paralisa a obra e o governo acaba sendo obrigado a colocar dinheiro público para que a estrada fique pronta.

Casildo Maldaner reclamou que, nesses casos, o governo ajuda a empresa, que depois ficará com todo o lucro do pedágio e não devolverá ao governo nenhum centavo do dinheiro público colocado na obra. Pela proposta, concessões nessa situação terão o contrato revisto.

O senador frisou que o custeio dessas obras com recursos públicos melhoram significativamente as condições de operação e lucratividade dessas empresas privadas. O Estado, disse Casildo, não pode somente colocar recursos nessas obras, mas tem que receber de volta.

 Não é só socializar o prejuízo e privatizar o resultado. Tem que botar um freio nisso – afirmou o senador.


Pelo projeto de Casildo, as concessionárias deverão divulgar diversos documentos, como o balanço patrimonial, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados e o fluxo de caixa. Com esses dados, a população poderá acompanhar melhor as concessões de serviço público, comentou o senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário