Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

"Eleições 2014: Juízo da 10ª Zona Eleitoral lança Campanha Cidade Limpa"

Com o slogan “Candidato que joga santinho na rua não respeita a sua cidade”, o Juízo da 10ª Zona Eleitoral de Rondonópolis lançou a Campanha Cidade Limpa/2014. A medida visa proibir, na madrugada e durante todo o dia da Eleição, no primeiro e eventual segundo turno, a divulgação e a distribuição de panfletos e assemelhados. Também está terminantemente proibida a “chuva de santinhos”, nas ruas da cidade.
A Campanha Cidade Limpa está prevista e regulamentada na Portaria nº 18/2014 publicada no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral do dia 12 de setembro deste ano.
“Não mediremos esforços para coibir que santinhos e demais sobras de propaganda sejam no dia das Eleições derramadas nas proximidades dos locais de votação, inclusive nas zonas rurais, em desobediência a lei eleitoral. Não será tolerada essa nefasta prática de propaganda ilícita que é historicamente realizada na noite da véspera e na madrugada do pleito”, destacou a Juíza da 10ª ZE, Maria Mazarelo Farias Pinto.
Ainda de acordo com a magistrada, o “derramamento” de santinhos e assemelhados pelas ruas da cidade, prejudica a higiene e a estética urbana. “É uma violação também as posturas municipais e aos direitos dos eleitores de exercer o voto de forma consciente e livre”.
Quem não cumprir as determinações previstas na Portaria praticará crime descrito no artigo 39, parágrafo 5º da lei nº 9.504/97, que prevê punição de detenção de 6 meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa. Além disso, toda a propaganda eleitoral utilizada irregularmente será apreendida. Caberá as Polícias Federal, Militar e Civil a condução dos infratores a Delegacia da Polícia Federal, para as providências cabíveis. 
Entrega da sobra da propaganda
A Portaria determina ainda, que os Candidatos e representantes de Partidos e Coligações, entreguem a Justiça Eleitoral, no dia 04 de outubro (véspera das eleições), no horário das 8 às 15hs, toda a sobra do material de propaganda eleitoral utilizado na campanha dos candidatos a deputados federal e estadual e senadores.
Já o material de campanha dos candidatos aos cargos de governador e presidente da república, a entrega deve ocorrer até às 15hs, do dia 25 de outubro (véspera das Eleições). Antes deste prazo, a sobra da propaganda destes candidatos deve ser acautelada nos comitês de campanha, até as 15hs, do dia 04 de outubro.
O posto de recolhimento do material funcionará na Escola Centro Integrado de Ensino – CIE, situado na Rua Joaquim de Oliveira, nº 1334, bairro: Vila Aurora. Nos dias e horários agendados pela Portaria, servidores da Justiça Eleitoral estarão no local para receber a sobra de propaganda e emitir termo de recebimento. 
 Doação do material recolhido:
O material recolhido, consistente em impressos, adesivos, banners de lona ou vinil e armações de metal, serão doados para a Cooperativa de reciclagem COOPERCICLA, a qual ficará responsável por dar uma destinação responsável aos materiais recebidos.
As armações de madeiras não serão recolhidas e caberá aos responsáveis pela campanha, sua destinação correta ou reutilização para outros fins. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário