Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

"PEC dos Remédios:Wellington acusa Rogério de plagiar proposta"

Candidato a senador pela coligação “Amor a Nossa Gente”, Wellington Fagundes critica a intenção de seu principal adversário, Rogério Salles (candidato a senador pela coligação Coragem e Atitude pra Mudar), de tentar plagiar sua proposta de isenção de impostos sobre medicamentos de uso humano. Wellington é autor de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC160) sobre o assunto, apresentado ainda em 2012 e diz que seu principal adversário, além de querer copiar a proposta, ainda se mostra mal informado já que o assunto já vem sendo tratado pelo Congresso Nacional.
Segundo Wellington, o Brasil é o campeão mundial de impostos sobre remédios diante da pesada carga tributária incidente. Entre os impostos que incidem sobre o preço final está o ICMS, que varia de estado para estado. “Quando ele (Rogério Salles) foi governador, poderia ter reduzido o ICMS sobre os remédios. Teve a chance e não o fez”, diz Wellington.
Com a desoneração dos remédios de uso humano, Wellington Fagundes pretende a redução dos preços e o maior acesso da população. “A Constituição diz que a tributação deve ser feita de acordo com a essencialidade do produto e remédio é algo essencial para a vida”, diz ele. Hoje, 75% dos remédios comercializados no Brasil já não tem, entre os impostos incidentes sobre o preço final, o PIS e Cofins, mas outros impostos representam pelo menos 30% do preço final, incluindo os chamados genéricos e similares.
Segundo Wellington, a desoneração dos impostos sobre os remédios terá reflexo direto na diminuição dos gastos públicos já que, com preços mais acessíveis, a população poderá cuidar melhor de sua saúde, demandando menos os serviços públicos. 
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário